Editora UFSM promove evento sobre os desafios da produção editorial no Brasil

A palestra “Desafios da produção editorial no Brasil: formação, profissionalização e sustentabilidade” será ministrada pela professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Ana Elisa Ribeiro no dia 22 de novembro, a partir das 14h, no Salão Imembuí, no prédio da Reitoria.

O mercado editorial brasileiro é um campo que se organizou lentamente no que se refere ao reconhecimento e à valorização dos trabalhos relacionados à área de produção editorial. Nesta palestra, serão abordadas questões ligadas à evolução da formação desses profissionais no Brasil, como a oferta do curso de Produção Editorial em centros e universidades, inclusive na própria UFSM; a formalização de profissões, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO); e a valorização profissional.

Para participar, é necessário inscrever-se por e-mail e levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento.

Envie, para o e-mail editoraufsm.eventos@gmail.com, uma mensagem informando nome, número de matrícula, curso ou setor e o e-mail para envio do certificado.

Além da palestra, haverá o lançamento da revista Estilo Editorial e do livro de Ana Elisa Ribeiro, “Escrever, Hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação”.

Ana Elisa Ribeiro é doutora em Linguística Aplicada e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. É pós-doutora em Comunicação pela PUC-Minas. Editora-chefe da revista Educação & Tecnologia e coordenadora geral de divulgação científica e tecnológica. Presta assessorias na área de edição, tendo trabalhado em diversas casas editoriais mineiras. É autora de livros de poesia e de publicações literárias coletivas no Brasil e em Portugal.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Editora UFSM