Husm promove em novembro a 8ª edição da sua Semana Científica

Tendo como tema “Inovação em saúde”, ocorre de 20 a 22 de novembro a 8ª edição da Semana Científica do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O objetivo do evento é proporcionar a integração entre ensino, pesquisa e extensão, incentivando a troca de experiências entre os servidores do Husm e a comunidade acadêmica, bem como divulgar a produção científica desenvolvida no ambiente hospitalar. A programação é composta por conferências, painéis de discussão e apresentação de trabalhos, atividades que acontecem no auditório Gulerpe.

A Semana Científica é dividida em três módulos diferentes, sendo um para cada dia do evento: “Experiências inovadoras em gestão e assistência”, no dia 20; “Experiências inovadoras em ensino”, no dia 21; “Experiências inovadoras em pesquisa”, no dia 22. Ao final de cada dia, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados em cada módulo.

Entre os temas a serem abordados nas palestras e painéis, destacam-se os seguintes: a contribuição de neurociência para a qualidade de vida, telessaúde na assistência, metodologia baseada em competências na formação em saúde, metodologias ativas em preceptoria, simulação realística, sala cirúrgica inteligente, nanociências, tecnologias aplicadas, software para avaliação da fala, imagens do fundo do olho para identificação de glaucoma, arquivamento de imagens e sistema de informação em radiologia, processamento digital de imagens e impressão 3D em saúde.

Entre os palestrantes, estão profissionais do Husm e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Secretaria Municipal de Saúde e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, além de professores da UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Franciscana (UFN) e Universidade de Talca, do Chile.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento, onde também constam as instruções para submissão de trabalhos, os quais podem ser enviados até o dia 5 de novembro