Nota sobre interdição do Prédio da Antiga Reitoria da UFSM

No dia 24 de setembro de 2018, o curso de Odontologia da UFSM solicitou o serviço de dedetização das suas salas, no prédio da antiga Reitoria, à empresa SulClean, que tem contrato de prestação de serviços com a UFSM.

A Universidade avisou docentes, técnico-administrativos e estudantes para não acessarem o local. Um grupo de funcionários da empresa executora do serviço adentrou no espaço próximo às salas onde o serviço estava sendo realizado e relatou mal-estar e sintomas de intoxicação, possivelmente ocasionados pelo produto usado pela própria empresa.

Ao todo, 20 funcionários tiveram atendimento pelo SAMU no local e felizmente não foi registrado nenhum caso grave. Quatro deles estão em observação no Hospital Universitário da UFSM, aguardando resultados de exames, mas sem registro de gravidade.

Estão acompanhando o caso pela UFSM dois servidores do Núcleo de Prevenção de Incêndio (NPI) da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), um engenheiro e um técnico em segurança do trabalho, além de um servidor do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor da UFSM.

O prédio no momento encontra-se interditado até que seja elaborado o laudo de liberação pelas autoridades competentes.

O reitor Paulo Afonso Burmann, assim que informado sobre a situação, deslocou-se imediatamente para o local e concedeu entrevista coletiva às 11h.

A UFSM está instaurando procedimento administrativo interno para apuração de eventuais responsabilidades sobre o incidente.

Gabinete do Reitor