Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM apresenta obra artística e palestra na Embaixada do Brasil no México



Foto horizontal colorida mostra cena da performance de Berté, em que ele, vestido com roupas colantes no tom da pele, mostra uma carta do baralho ao público, que não aparece na fotografia
Dança-performance de Odailso Berté

Nesta quarta-feira (24), o professor Odailso Berté, do curso de Dança-licenciatura da UFSM, apresentou a obra de dança-performance “Tú, él, nosotros três” no Centro Cultural Brasil-México da Embaixada do Brasil no México. A apresentação artística foi seguida pela conferência “Kahlo, Estrada, Zenil y yo… Un abrazo de amor: cuerpo, creación y performatividad”, proferida por Berté no auditório do Centro Cultural Brasil-México.

A obra “Tú, él, nosotros tres” é inspirada em cartas do popular jogo da loteria mexicana relacionadas com obras dos artistas Frida Kahlo, Arturo Estrada e Nahum Zenil, estudados pelo professor Odailso. Trata-se de uma dança-performance interativa na qual o público escolhe as cartas que serão performadas pelo bailarino. A cada nova apresentação a coreografia muda completamente de ordem, como um bingo onde se joga com o acaso.

Esta obra artística e conferência fazem parte do conjunto de processos investigativos e criativos que Berté tem desenvolvido na Cidade do México por ocasião de seu estágio pós-doutoral, já tendo se apresentado e palestrado em outros importantes espaços artístico-culturais, como o Museu Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo e a Galeria José María Velasco, da capital mexicana.

Foto: Divulgação


Publicações Recentes