Banda Sinfônica da UFSM e Nei Lisboa sobem ao palco do Centro de Convenções

O Centro de Convenções da UFSM recebe um dos nomes mais importantes do cenário pop rock gaúcho. Nei Lisboa sobe ao palco junto com a Banda Sinfônica da UFSM para uma apresentação única e que promete ser inesquecível. O show é o primeiro do projeto “Banda Sinfônica Recebe”, que anualmente convidará artistas renomados. O show acontece a partir das 19h desta quarta-feira (31), no campus sede.

Vinculada a um projeto de extensão do Departamento de Música, a Banda Sinfônica da UFSM foi criada em 2017, com a colaboração de cinco professores de sopros e a participação dos alunos de sopros e percussão dos cursos de Música da UFSM e músicos convidados. Seu repertório eclético engloba estilos como erudito, trilhas de filmes, jazz, música popular brasileira e internacional, com destaque para as obras originais compostas para a formação de banda sinfônica. O professor João Batista Sartor é o coordenador do projeto, revezando-se na regência com o professor Diego Ramires Leite.

Para este primeiro show do projeto, a banda buscou a parceria do cantor e compositor gaúcho Nei Lisboa. Natural de Caxias do Sul, ele iniciou sua carreira artística em 1979, tem 11 discos lançados e dois livros publicados.

De acordo com um dos maestros, o professor João Batista Sartor, o repertório seguirá a linha eclética da banda, remontando clássicos das big bands, tocando ritmos como o jazz e o soul. “Será um momento importante, principalmente de visibilidade da banda, pois estaremos do lado de um artista de qualidade musical e que possui um repertório já consolidado e uma carreira reconhecida nacionalmente,” afirma Diego Ramires, maestro da banda.

Segundo os maestros, a principal ligação do cantor com a banda se dá através do estilo jazz, que é característico nas músicas de Nei Lisboa. Portanto, além do repertório tradicional, quem for até o Centro de Convenções da UFSM irá assistir a um espetáculo com músicas variadas, que irão desde os sucessos internacionais até os grandes hits emplacados por Nei Lisboa. O show terá diferentes momentos, como Nei sozinho ao palco em voz e violão.

A Banda Sinfônica atualmente é formada por 45 músicos e enxerga nesse projeto uma grande oportunidade de dar visibilidade ao trabalho realizado por professores, alunos e colaboradores. “O nosso objetivo principal é atingir toda a comunidade de Santa Maria. E com esse repertório bastante eclético, nós acreditamos que conseguimos nos aproximar ainda mais do público. Além do mais, estar tocando ao lado de um importante nome da música serve de incentivo aos alunos,” ressalta João Batista.

Conforme a organização, mil ingressos foram disponibilizados para venda, no valor de R$ 20,00 (público em geral) e R$ 10,00 (estudantes e idosos), podendo ser adquiridos nas Livrarias Athena (Centro e Shopping Praça Nova), na Rótula Papelaria (em Camobi) e na bilheteria do Centro de Convenções. O evento está sendo organizado com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e patrocínio da Fundação Eny e Hotéis Dom Rafael.

Para mais informações, acesse o evento no Facebook.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti