Programação do Mês da Consciência Negra terá início no dia 5 de novembro

Arte com a foto da patronesse Maria Rita Py Dutra aplicada sobre fundo amadeirado, constando embaixo os logos dos realizadoresFomentado pela integração de diferentes grupos, coletivos e estudantes negros e negras da Universidade Federal de Santa Maria, o Mês da Consciência Negra busca projetar e dar mais visibilidade às pautas e lutas deste movimento social.

Coordenada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, por meio do Observatório de Direitos Humanos, a programação conta com o apoio de estudantes e servidores que estão construindo uma agenda em comum, que reflete os temas levantados no interior de suas organizações e que perpassam o cotidiano dos negros na universidade. Todo o mês de novembro terá diversas atividades, tendo por objetivo a promoção e o incentivo ao estudo, a pesquisa, a permanência e a cidadania da comunidade negra santa-mariense.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 5 de novembro, às 20h, no Centro de Convenções da UFSM. O evento irá conferir o título de Patronesse do Mês da Consciência Negra para a professora Maria Rita Py Dutra, escolhida por membros do movimento negro para ser a grande homenageada do evento e contará com apresentação artística da Deborah Rosa e banda.

Para participar da programação, basta acompanhar a página do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros no Facebook.