Santa Maria recebe a sétima edição do Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia

Em seu discurso, o reitor Paulo Burmann (em pé) ressaltou a importância do evento para a universidade

De 5 a 9 deste mês, a UFSM recebe o Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia. O evento é organizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e ocorre no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais no campus sede em Santa Maria, reunindo autoridades, acadêmicos e pesquisadores do Brasil e do mundo.

O evento recebe o apoio de 13 universidades brasileiras e tem como objetivo discutir resultados científicos recentes, estabelecer e fortalecer a cooperação e o intercâmbio acadêmico e planejar ações futuras para essas áreas no país. Ainda, um objetivo importante do simpósio é estreitar a relação entre alunos e pesquisadores, através da troca de ideias e experiências.

O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, ressaltou a importância da presença do Inpe dentro da universidade e as parcerias realizadas ao longo do tempo, evidenciando a posição geoespacial privilegiada na qual o campus sede está inserido e que permite que diversos trabalhos e ações sejam desenvolvidos através do intercâmbio acadêmico, mencionando o acordo Brasil/China. “Este evento é importantíssimo, pois traz para Santa Maria uma oportunidade ímpar de termos a nossa comunidade acadêmica fortalecendo relações com pesquisadores e cientistas do mundo todo que aqui estão”, destacou.

Durante os quatro dias, importantes pesquisadores da área contribuem com o evento: Fabiano Rodrigues, bacharel em Engenharia Elétrica pela UFSM e professor associado de física afiliado do corpo docente do departamento de engenharia elétrica e de computação da Universidade do Texas, EUA; Jörg Büchner, PhD pela Universidade de Moscou e professor de física e astrofísica na Universidade de Göttingen, Alemanha, e professor eminente da Universidade de Tóquio; Leandro Toss Hoffmannk, graduado em Informática, com habilitação em análise de sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e tecnologista sênior do Inpe; Pierre-Dominique Pautet, graduado em física aplicada pela Universidade da Borgonha, França, pesquisador do Center for Atmospheric and Space Sciences na Utah State University, EUA.

As áreas de geofísica espacial e de aeronomia são campos científicos interdisciplinares que exploram o espaço próximo da Terra, o meio interplanetário e suas relações com o sol e a atmosfera da terra. Nesta sétima edição do simpósio, outras áreas relacionadas a essas foram incluídas nas discussões, como a meteorologia, engenharias aeroespacial, elétrica e mecânica, e ciência da computação.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias