Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Professor da UFSM apresenta performance e conferência em congresso internacional no México



Foto vertical colorida mostrando o professor Berté durante sua performance em um espaço interno, próximo ao público que o assiste
Odailso Berté apresentou dança-performance

Nesta quarta-feira (7), o professor Odailso Berté, do curso de Dança-Licenciatura da UFSM, apresentou a obra de dança-performance “Tú, él, nosotros tres” e proferiu a conferência “El abrazo de amor de Kahlo, Estrada, Zenil y yo: una genealogía matrizal desde el cuerpo performativo” no Centro Cultural de España, Cidade do México, dentro do Congreso Internacional Políticas Públicas y Participación Privada en la Cultura y Arte Hispanoamericana e do XIII Congreso Internacional del Departamento de Arte de la Universidad Iberoamericana & Centro Cultural de España.

Durante seu processo de pesquisa no México, Berté criou e apresentou quatro obras artísticas e proferiu conferências em importantes espaços artístico-culturais, como o Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo, o Centro Cultural Universitario Tlatelolco, a Galería José María Velasco e o Centro Cultural Brasil – México, da Embaixada Brasileira. Como parte de sua pesquisa pós-doutoral, Berté escreveu um livro no qual constrói uma genealogia matricial da artista Frida Kahlo através dos processos criativos de Arturo Estrada, Nahum B. Zenil e do seu próprio trabalho artístico em dança-performance.

A referida conferência e apresentação artística marcaram a finalização da etapa do estágio pós-doutoral do professor realizada na Universidad Iberoamericana Ciudad de México. A última etapa do seu pós-doutorado, sob orientação da professora e pesquisadora mexicana Dina Comisarenco Mirkin, contempla a sua participação na Residência Artística com o bailarino e coreógrafo Eddie Martinez, da Wuppertal Tanztheater Pina Bausch, dentro do 2º Seminário Internacional de Processos de Criação em Dança-teatro, organizado pelo professor Marcelo Pereira de Andrade, na UFSM, a ser realizado de 16 de novembro a 14 de dezembro de 2018.

Foto: Divulgação


Publicações Recentes