Professor da UFSM ministra na Holanda palestra sobre circuitos tolerantes a radiação

Líder do Grupo de Microeletrônica da UFSM, o professor João Baptista dos Santos Martins está representando a instituição na 14ª edição da International School on the Effects of Radiation on Embedded Systems for Space Applications (Seressa 2018), evento que começou na segunda (12) e segue até esta sexta-feira (16) na cidade de Noordwijk, na Holanda. A UFSM é a única instituição brasileira representada no evento, que acontece na sede central da Agência Espacial Europeia (ESA/Estec), agregando profissionais da área aeroespacial oriundos do mundo inteiro.

O professor João Baptista, que também é coordenador da Santa Maria Design House (SMDH), vai ministrar durante o evento a palestra “Development of a Hardened 150nm Standard Cell Library”, que tem o objetivo de divulgar a capacidade da SMDH para o desenvolvimento de tecnologia na área de circuitos integrados tolerantes a radiação. A design house criou uma biblioteca de células digitais tolerantes a radiação (RHDRV150) que será usada no desenvolvimento de circuitos integrados com aplicação nas áreas aeroespacial (o que inclui satélites e aviões) e médica (em equipamentos que usam radioatividade), dentre outras que envolvem radiação.

Evento no formato de escola para pesquisadores, a Seressa 2018 combina comunidades acadêmicas, governamentais e industriais que trabalham na área de efeitos de radiação em sistemas embarcados. Os efeitos da radiação são uma preocupação significativa para sistemas espaciais e de aviação, bem como para aplicações críticas que operam no nível do solo, incluindo os setores automotivo, médico e até mesmo bancário.

Durante esses cinco dias, palestrantes com experiência significativa em disciplinas selecionadas vão fornecer instrução completa e avançada neste campo estratégico. A escola é baseada em palestras, exercícios e cursos práticos envolvendo estudos de casos reais.

Os tópicos abordados abrangem todo o espectro de efeitos de radiação em sistemas espaciais: ambiente espacial, mecanismos de erro, testes, endurecimento por projeto, previsão de taxa. O público-alvo inclui pesquisadores iniciantes e experientes, engenheiros e estudantes de pós-graduação que desejam aprimorar sua base de conhecimento nesse campo em rápida evolução.