Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em sua 19ª edição, Acampavida vai reunir idosos para diversas atividades neste fim de semana



Cerca de mil participantes, de Santa Maria e outros municípios gaúchos, são esperados para o 19º Acampavida, evento que o Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade (Nieati) promove neste sábado (17) e domingo (18). O objetivo do evento é propiciar aos idosos a convivência dentro da universidade, onde podem experimentar várias manifestações do movimento humano, do lúdico, da cultura e, principalmente, do relacionamento com os demais. Para participar, é preciso ter mais de 55 anos de idade.

Estão programadas diversas oficinas, como dança, nutrição, cuidados com a saúde, voz e memória, verificação de sinais, entre outras. Para colocar tudo isso em prática, uma parceria entre UFSM, Universidade Franciscana (UFN) e Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) integra aproximadamente 200 monitores, que são estudantes dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Matemática e Educação Física.

Segundo o coordenador do evento, professor Marco Aurélio Acosta, “o Acampavida vem se constituindo, nesse quase 20 anos, em um espaço de aprendizagem permanente no trabalho com idosos, ampliando gradativamente o número de instituições de ensino superior envolvidas, bem como os cursos que se propõem a trabalhar e aprender em um trabalho multi e interdisciplinar teórico-prático. Ressaltamos o caráter coletivo da construção do evento, onde os idosos, organizados em sua representação (grupos de terceira idade) opinam sobre a estrutura do evento, detalhes e preferências, agindo como atores sociais”.

A abertura do 19º Acampavida será no sábado, às 8h30min., no Centro de Convenções da UFSM, seguida por uma mostra artística. A partir das 11h, haverá as rodadas de oficinas. No domingo, às 16h, um baile no Clube Comercial encerrará o evento.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Educação Física e Desportos

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-45572

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes