Pesquisadora procura casas ocupadas por morcegos

Peça de divulgação da pesquisa sobre morcegos urbanos

A universitária Fabiana Coradini, do curso de Ciências Biológicas, quer compreender as atitudes dos moradores de Santa Maria com relação aos morcegos que ocupam o meio urbano. Para isso, a estudante procura o auxílio da comunidade para a coleta de dados.

As mídias sociais são utilizadas para localizar as residências. Um exemplo é a página criada pela própria pesquisadora, Morcegos Urbanos de Santa Maria, no Facebook. Qualquer pessoa que tenha morcegos como ‘hóspedes’ pode entrar em contato com Fabiana pela página ou por telefone.

A partir de um protocolo metodológicos, algumas casas serão selecionadas e os moradores serão convidados a participar de entrevistas e  preencher questionários para contribuir com a acadêmica.

O estudo, orientado pelo professor Éverton Rodolfo Behr, do Centro de Ciências Rurais, também objetiva mapear os abrigos de morcegos na cidade para futuras pesquisas de conservação e saúde pública.