Cineclube da Boca exibe nesta quinta-feira “O Grande Tambor: Das Charqueadas ao Carnaval”

Nesta quinta-feira (22), o projeto de extensão Cineclube da Boca exibe o terceiro filme do Ciclo em Homenagem ao Mês da Consciência Negra. O filme em cartaz é o documentário O Grande Tambor: Das Charqueadas ao Carnaval, que é dirigido por Gustavo Türck e Sergio Valentin. Trata-se de uma produção do Coletivo Catarse, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A sessão começa às 19h no auditório do prédio 67 do campus sede.

O filme, cuja produção começou em 2009, narra a trajetória do tambor de sopapo, instrumento que carrega a história da diáspora africana no Rio Grande do Sul, abordando a contribuição dos afrodescendentes na formação simbólica e cultural do povo gaúcho, principalmente na região das charqueadas. O tambor é considerado sagrado, retumbando o som por séculos de um purificar religioso para os rituais de matança – realidade presente nas propriedades que produziam o charque entre os séculos 18 e 19. A partir da década de 1950, inicia seu caminho no carnaval, quando surgiram as primeiras escolas de samba no estado.