Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Curso de Biologia da UFSM promove atividade “O Mundo Secreto dos Insetos” com alunos de Palmeira das Missões

Projeto de extensão apresenta a Ciência de forma atrativa aos alunos do ensino fundamental

Cerca de 250 alunos do Colégio Estadual Três Mártires, de Palmeira das Missões, participaram de diversas atividades realizadas no campus da UFSM em Palmeira das Missões nos dias 19, 20 e 21 de Novembro. A ação foi realizada pelos integrantes do Projeto de Extensão Ensino em Ciências: sinalizando possibilidades de parcerias, coordenado pelas professoras Andréa Inês Goldschmidt e Daniela da Silva Castiglioni. O projeto é realizado junto ao Laboratório de Ensino do Curso de Biologia e que conta com a participação de acadêmicos de iniciação científica.

O projeto tem o objetivo de desenvolver propostas pedagógicas para o ensino de Ciências que objetivam servir como modelos para proposição de desafios em diferentes conteúdos. Trata-se de uma ação conjunta com professores de Educação Básica que atuam no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, propondo atividades mais atrativas para   os alunos de anos iniciais e professores em formação compreendam de maneira mais eficiente a construção dos conteúdos propostos.

A temática trabalhada nessa ação foi “O Mundo Secreto dos Insetos”. Os participantes realizaram atividades diversificadas e lúdicas durante três tardes: apresentação inicial sobre o mundo dos insetos; uso de modelos didáticos; música infantil; explanação sobre a importância das abelhas; visualização prática de colmeia e enxame; degustação de mel; processo de polinização e aplicação de jogo “A caça aos insetos”. As atividades foram desenvolvidas em ambiente interno e ao ar livre, na área do bosque do campus

Para a atividade sobre a importância das abelhas, o projeto teve a participação do curso de Zootecnia, através do professor Luiz Eduardo Avelar Pucci, do zootecnista Danilo Freitas da Silva, além de acadêmicos do curso que desenvolvem projetos de apicultura na universidade. 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação UFSM-Palmeira das Missões