Equipe PhenoGlad realiza projeto em escola de Júlio de Castilhos

Produção de gladíolo em escola do interior de Júlio de Castilhos recebeu assistência da equipe PhenoGlad

A Equipe PhenoGlad da UFSM, composta por professores e estudantes de graduação e pós-graduação do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais (CCR), desenvolveu um projeto de extensão na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, na localidade de São João dos Mellos, município de Júlio de Castilhos. A Equipe contou com a parceria do Setor de Floricultura do Colégio Politécnico da UFSM e da Emater/RS-Ascar.

A partir do projeto, estudantes da escola produziram 400 hastes de gladíolo, também conhecida como palma-de-santa-rita, para decorar a festa de Nossa Senhora da Saúde, tradicional celebração anual da comunidade, que ocorreu neste domingo (25). Integrantes da Equipe PhenoGlad, com o apoio da Emater/RS-Ascar, orientaram os professores e alunos da escola sobre a produção. A programação do plantio para que a flor estivesse pronta para a festa foi realizada com o aplicativo PhenoGlad Mobile, desenvolvido na UFSM.

Equipe PhenoGlad participou de celebração da comunidade.

O Equipe PhenoGlad  esteve presente na festa para prestigiar o evento e  para avaliar o primeiro resultado da parceria com a escola. Durante a celebração, o grupo da UFSM divulgou a campanha “Flores para Todos”, iniciativa que leva para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina a ideia que a floricultura pode ser uma atividade de agregação de renda ao produtor e ofertar flores a um custo mais baixo para o consumidor.

Fotos: Equipe PhenoGlad UFSM