UFSM-PM realiza I Seminário Regional de Turismo nesta quarta-feira (28)

O I Seminário Regional de Turismo ocorre nesta quarta (28), das 13h30 às 18h e das 19h às 21h. Promovido pela Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional da Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Palmeira das Missões, o seminário tem como tema “Turismo e Desenvolvimento Regional: possibilidades e desafios”. A atividade será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores.

A programação terá palestras e mesas-redondas sobre turismo com a finalidade de instituir as bases para futuras ações em torno do segmento na região. A proposta é voltada para gestores municipais, empresas e entidades ligadas ao turismo, estudantes e a comunidade em geral.

A palestra magna terá como convidado o coordenador técnico da Famurs, Mario Augusto Ribas do Nascimento, que falará sobre “Governança, Cultura e Turismo: desafios dos Gaúchos”. Haverá duas  mesa-redonda. A primeira sobre “Governança e Desenvolvimento local/regional no turismo”, com a participação da professora Luciana Davi Traverso e do professor Thiago Reis Xavier, do Curso de Turismo da UFSM. A segunda tratará dos “Desafios e Potencialidades do Turismo Rural”, com o relato de duas experiências: a primeira sobre o Roteiro Turístico Ferradura dos Vinhedos, de Santana do Livramento, abordada pelo professor Avelar Batista Fortunato; a segunda relatará a Articulação do turismo rural na região “Cultura e Tradição” e o caso do Roteiro Sarandi Terra dos Sabores, apresentado por Márcio Tonetti. Ao final a professora Lurdes Grolli Ardenghi tratará sobre “A História de Palmeira das Missões – potencialidades turísticas”.

Segundo o coordenador do Curso de Administração Diurno de Palmeira das Missões, professor Tiago Zardin Patias, atividades como esta são essenciais para o desenvolvimento regional. “Trata-se de um importante momento para debatermos sobre o Turismo em nossa cidade e região, potencializando nossa história, cultura, belezas naturais, a erva-mate, entre tantas outras ações que são desenvolvidas e que podem gerar renda de qualidade”, comenta.

Com informações da UFSM Palmeira das Missões