Equipe Formula UFSM é 4ª colocada na Formula SAE Brasil 2018

Equipe comemora mais um resultado positivo na Formula SAE Brasil.

A Equipe Formula UFSM conquistou o 4º lugar na competição Formula SAE Brasil. O evento ocorreu entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, São Paulo.A equipe representou a Universidade Federal de Santa Maria competindo o protótipo Sefton FU-19.

A Equipe Formula UFSM tem uma longa trajetória de sucesso na competição. Nos anos de 2012 e 2015 obtiveram 2º Lugar e em 2017 a equipe conseguiu o 5º lugar. Este ano a equipe concorreu com o 10º protótipo, o Sefton FU-19, e acabou levando para casa o 4º lugar na competição.

A equipe da UFSM saiu da competição com a coma certeza de dever cumprido e com a determinação de seguir o rumo da competição que é inovar ainda mais e não desistir do sonho.“Assim como qualquer equipe, nós vamos para ganhar o tão sonhado primeiro lugar. Porém, vendo a proporção que a competição vem se tornando, o orgulho de poder tirar quarto lugar com mais de 50 equipes inscritas é muito grande.” comenta Carlo Rocchi, integrante da Fórmula UFSM na parte de Business e Manufatura.

Sefton FU-19 f levou a equipe da UFSM a um desempenho superior à edição de 2017.

Para Carlo a competição deste ano foi de grande aprendizado, proporcionando grandes ideias novas para os anos futuros. “Além de dificultar as nossas metas de alívio de massa, quilômetros testados e carro finalizado com antecedência, iremos também inovar em projetos e validação de componentes. Além disso, grande atenção às provas estáticas de apresentação, custos e design, que são cruciais para um bom resultado. 2019 vai ser um ano de superação e não desistiremos de buscar nosso sonho.” conta.

Criado em 2004, o Formula SAE é um projeto extracurricular mundialmente conhecido que vem sendo desenvolvido pela equipe dentro da UFSM desde 2010 e estimula os alunos de engenharia a desenvolver veículos open-wheel do tipo fórmula, com o intuito de participar da competição.

Reportagem: Laura Coelho de Almeida
Edição: Davi Pereira