8º Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas discute Cooperação em Sociedades Sustentáveis

Mostra de 20 trabalhos teve participantes de todo o Brasil, discutindo pesquisas sobre o cooperativismo nacional e cases de boas práticas de gestão de cooperativas.

O curso de Gestão de Cooperativas e a Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM (Cespol) realizaram o 8ºSimpósio Nacional de Gestão de Cooperativas (Singescoop). O evento aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Salão Ouro Preto, em Santa Maria, onde também ocorreu o 1º Fórum de Cooperativismo do Singescoop.  Criado a partir da demanda dos alunos do curso de Gestão de Cooperativas do Politécnico, o Simpósio ganhou âmbito nacional e discutiu em 2018 o tema “Sociedades Sustentáveis por meio da Cooperação”.

Durante as três noites do 8] Singescoop, foram aprofundadas as discussões acadêmicas e profissionais do mundo cooperativista, com a participação de nomes como João Carlos Leite, fundador e atual presidente do SICOOB Saromcredi/MG, Jaime Basso, presidente do Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Adilson Roberto Fuga, presidente-executivo da Capal Cooperativa Agroindustrial e Denise Cardoso dos Santos, presidente da COOPERCUC/BA. Os debates foram marcados pela diversidade e representatividade dos palestrantes, que abordaram temas desde a moderna gestão de cooperativas extremamente complexas,passando pelo desenvolvimento de pequenas comunidades a partir do cooperativismo e da economia solidária.

Simpósio debateu temas que foram da gestão de complexas cooperativas até empreendimentos cooperativos familiares

Já o 1º Fórum de Cooperativismo do Singescoop reuniu uma mostra de 20 trabalhos em formatos de pôsteres, vindos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. O objetivo do Fórum é a integração da academia com o mercado, com a apresentação e a discussão dos resultados das pesquisas sobre o cooperativismo nacional e cases de boas práticas de gestão de cooperativas.

Com um público de 350 participantes, de estados como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins, o Singescoop se consolida como um dos mais importantes eventos na agenda do cooperativismo nacional. A edição 2018 contou com a participação direta do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM (PPGA), que liderou toda a organização e execução do Fórum acadêmico. O Singescoop te patrocínio das empresas  Sicredi, da Cotrisel, Camnpal e do Salão Ouro Preto, além do apoio das cooperativas Languiru, Piá, Nova Aliança e Garibaldi.

Informações: Organização do Singescoop
Fotos: Anita Vasconcelos