Prograd e Proplan apresentam projeto que visa reduzir a evasão

Em torno da mesa do reitor, estudantes, pró-reitores, vice-reitor e o reitor
PETCom apresentou proposta de combate à evasão universitária

Equipes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), juntamente com o Grupo PET da Comunicação Social (PET Com), apresentaram, no Gabinete do Reitor, nesta segunda (10), projeto que visa reduzir a evasão e estimular a permanência dos estudantes nos cursos de graduação da UFSM. O Projeto Integra prevê a coleta de dados quantitativos, o desenvolvimento de um aplicativo e uma campanha de comunicação.

O pró-reitor substituto de Graduação, Jerônimo Tybusch, salientou que o objetivo final do Projeto Integra é atingir uma das metas definidas no plano de gestão, colaborando de forma efetiva para que se possa subir para 5 a atual nota 4 da UFSM no Índice Geral de Cursos (IGC). Os coordenadores de curso terão acesso a um aplicativo, para que possam avaliar quais estudantes têm maior risco de não conseguirem concluir o curso. “O aplicativo permitirá aos coordenadores o acompanhamento da situação de cada aluno, ao mesmo tempo que pode servir para os gestores desenvolverem ações pontuais no sentido de reduzir a evasão”, salientou Tybusch.

O coordenador da Coordenadoria de Planejamento Informacional da Proplan, Gustavo Kantorski, explicou que o aplicativo vem sendo desenvolvido pela equipe da Proplan em parceria com o Centro de Processamento de Dados (CPD). Ele afirma que o programa deve realizar um cruzamento de dados socioeconômicos e acadêmicos, sinalizando aos gestores quais estudantes apresentam dificuldade de permanência.

O vice-reitor, Luciano Schuch, ressaltou a importância da iniciativa para ajudar os coordenadores a planejarem as ações, principalmente em cursos que têm altas taxas de evasão. “Nos cursos que possuem um grande número de alunos em situação de risco, fica difícil para os coordenadores visualizarem essas informações sem a ajuda de um aplicativo como esse”, destaca Schuch.

Inicialmente, participam do projeto os 19 cursos de graduação que têm grupos inscritos no Programa de Educação Tutorial (PET) na UFSM. A ideia é que no próximo ingresso de estudantes, em março de 2019, os coordenadores dos cursos envolvidos já possam usar a ferramenta em caráter experimental e, ao longo do ano, ser estendido a toda a universidade.  A proposta de iniciar a implantação do projeto apenas junto aos cursos que possuem PET se justifica pelo fato de que estes grupos já desenvolvem projetos de redução da evasão em seus respectivos cursos.

Campanha – O Projeto Integra envolve a criação de uma marca e de um amplo projeto de comunicação institucional. A campanha vem sendo idealizada pelo PETCom. Acompanhados da coordenadora do PET Com, Jaqueline Quincozes Kegler, os alunos Pedro Amaral e Julia Grillo apresentaram o conceito da campanha, que trabalha com a ideia de integração e visa sensibilizar os coordenadores dos cursos.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Foto: Aline Dalmolin