Equipe PhenoGlad da UFSM e Emater avaliam projeto de flores na agricultura familiar do RS

Na segunda-feira (10), ocorreu na UFSM uma reunião entre a Equipe PhenoGlad e a Emater/RS-Ascar, com a participação de agricultores e extensionistas de dez municípios do RS, além do diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, uma escola rural de Júlio de Castilhos. O projeto de extensão visa difundir a floricultura como uma alternativa de renda e diversificação para a pequena propriedade familiar rural no RS.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados do projeto em 2018. A primeira fase teve como foco a produção de gladíolos para o Dia das Mães, com cinco municípios participantes: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago. A segunda fase objetivou a produção das flores para o Dia de Finados, somando outros municípios e escolas rurais: Itaara, Formigueiro, uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e outra de Cachoeira do Sul, São João do Polêsine, Tupandi e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves.

Ao todo, foram 14 produtores e três instituições de ensino, sendo produzidas, nas duas fases do projeto, aproximadamente nove mil hastes de gladíolo. Também foi definida a terceira fase do projeto, que vai produzir flores para o Dia das Mães 2019 em outros cinco municípios do RS.

Participaram da reunião a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Regina Hernandes, o pró-reitor substituto de Extensão da UFSM, Rudiney Pereira, o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFSM, representando o reitor, Clayton Hillig, o vice-coordenador do curso de Agronomia, Jonas Arnemann, o vice-diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR), Toshio Nishijima, e a chefe do gabinete de projetos do CCR, Rone Maria Rachele de David.

Confira mais detalhes da reunião no link.