Atividade de extensão resulta em pinturas murais em escola pública de Santa Maria

Foto colorida horizontal mostra três pessoas, de costas, pintando um mural, com cores vivas
Um dos murais pintados no Colégio Coronel Pilar

Uma ação de extensão realizada pelo Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (GPicto) da UFSM resultou em três pinturas murais, em grandes formatos, executadas em duas paredes e uma escadaria na entrada do Colégio Estadual Coronel Pilar, em Santa Maria. As obras têm como títulos “Portal”, “Despertar” e “Germinação”.

Foto vertical colorida mostra a escadaria pintada pelos estudantes da UFSM, nas cores predominantes azul e rosa
Escadaria pintada pelos estudantes de Artes Visuais na escola

A atividade de extensão foi vinculada ao projeto “Ações pictóricas itinerantes: produção e difusão artística em espaços públicos”, promovido pelo grupo de pesquisa coordenado por Karine Perez, professora do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Artes e Letras (CAL).

Os estudantes do curso de Artes Visuais (bacharelado e licenciatura plena) participantes do projeto foram: Matheus Viero (bolsista Fiex), Gabriela Capa, Marco Gomes, Stéfani Scapin, Hannah Rossatto, Caterine Giles (intercambista Udelar), Amábile Tolio e Rosmarine Capiotti.

O projeto contou com ajuda de materiais do CAL e fomento da própria coordenadora e participantes do projeto. A proposta terá continuidade em 2019, com perspectiva de abranger outros espaços.