Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Espetáculo “Som e Luz em Corpos” reestreia nas Ruínas de São Miguel



Espetáculo conta com a participação de acadêmicos do curso de Dança da UFSM

Na última quinta-feira (20), foi aberta a temporada 2018 da remontagem do espetáculo Som e Luz em Corpos, apresentado no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões. A obra consiste na coreografia para a música e o texto do tradicional espetáculo Som e Luz, dando vida a personagens como as Ruínas, a Terra, o herói Sepé Tiaraju, os padres jesuítas, os colonizadores espanhóis e portugueses, e os bravos índios guarani, no cenário natural onde a história aconteceu.

Por meio do projeto de extensão De Terra Seus Corpos, coordenado pela professora Mônica Borba, foi criado um convênio entre a UFSM, através do curso de Licenciatura em Dança, e a Prefeitura de São Miguel das Missões, através da Secretaria de Turismo. Isso viabiliza uma série de atividades entre os acadêmicos do curso, os estudantes indígenas da UFSM e a comunidade guarani do município.

As diferentes atividades pedagógicas e artísticas com estes grupos nutriram o processo criativo que culminou com a remontagem desse espetáculo, que foi criado em 2005 pelo professor Odailso Berté junto da extinta Cia. Sarx de Teatro-Dança. Os professores Mônica Borba e Crystian Castro assinam a nova coreografia, enquanto que Berté é responsável pela direção geral do espetáculo.

Ensaio preparativo para o espetáculo “Som e Luz em Corpos”

As sessões da temporada 2018 de Som e Luz em Corpos continuam nesta sexta (21) e sábado (22) e também nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, às 21h30min, nas Ruínas de São Miguel. O espetáculo só não é apresentado em caso de chuva torrencial ou em situações de risco para os bailarinos no horário da execução da obra.

Som e Luz em Corpos foi produzido pelo Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança. É uma realização da UFSM, da Prefeitura de São Miguel das Missões, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com o apoio da Associação dos Amigos das Missões.

Ficha técnica do espetáculo:

Direção geral: Odailso Berté

Direção artística e coreografia: Mônica Borba e Crystian Castro

Produção: Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança

Personagens e intérpretes:

Sepé Tiaraju: Crystian Castro

Terra: Mônica Borba e Naylana Ferreira

Ruínas: Samara Schmidt e Maria Mariani

Padre Antônio Sepp: Helder Machado

Jesuíta: Helder Machado

Giambatista Primoli: Julio Henrique Hartmann

Giuseppe Brasanelli: Davilson Urbinatti

Marquês de Valdelírios: Henrique Soares

General Gomes Freire de Andrade: Odailso Berté

General José Joaquin Viana: Julio Henrique Hartmann

Emissário: Henrique Soares

Guaranis: Clarissa Iensen, Djenifer Nascimento, Estela de Mesquita, Jaqueline Molossi, Julia Urach, Maria Mariani, Naylana Ferreira, Samara Schmidt, Valéria Fraga, Crystian Castro, Davilson Urbinatti, Helder Machado, Henrique Soares e Odailso Berté

Soldados: Clarissa Iensen, Davilson Urbinatti, Helder Machado, Henrique Soares, Julia Urach e Julio Henrique Hartmann

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-46242

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes