Acadêmico da UFSM apresenta-se na Itália em evento sobre gestão moderna de olivais

Doutorando em Extensão Rural pela UFSM, Breno Henrique de Sousa, que também é professor da Universidade Federal da Paraíba, fez uma apresentação oral e participou de uma mesa-redonda do encontro acadêmico e científico Progettazione e Gestione di Moderni Oliveti, realizado no dia 17 de dezembro na cidade italiana de Alcamo, província de Trapani, na região da Sicília. O encontro foi promovido pelo fórum VinOlio: Conferences and Experiences, o qual é resultado de uma parceria entre a Universidade de Estudos de Palermo e o Instituto Técnico Superior Mattarella – Dolci, contando com apoio da ordem dos agrônomos e engenheiros florestais da Sicília, região cuja agricultura baseia-se principalmente na produção de vinho e óleo de oliva.

Em sua apresentação, Breno falou a respeito dos dilemas e potencialidades que tem identificado na agricultura da província de Trapani e sobre o atual panorama de sustentabilidade do sistema agrário local. A análise foi feita a partir de sua pesquisa de doutorado, conduzida sob a orientação do professor Vicente Celestino Pires Silveira, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM. O doutorando escolheu essa região para sua pesquisa por seu clima semiárido, sendo marcada por uma agricultura vulnerável ambientalmente pela incidência de secas e mudanças climáticas e pelo crescente abandono da atividade agrícola, sobretudo pelos pequenos produtores rurais em um contexto de desenvolvimento econômico periférico, condições semelhantes às do semiárido brasileiro.

O público presente era composto por alunos de escolas técnicas e universitários, professores e profissionais da área das ciências agrárias. Breno também concedeu entrevista para uma rede de TV local. O vídeo da entrevista, em italiano, pode ser visualizado aqui.