Encontro Gaúcho do Programa de Educação Tutorial será realizado em março na UFSM

A UFSM sediará, nos dias 23 e 24 de março deste ano, o 1º Encontro Gaúcho dos grupos do Programa de Educação Tutorial. O PETchê, como foi batizado pela comissão organizadora, visa afirmar a resistência e as múltiplas identidades que formam o programa. O objetivo é, através do diálogo e da troca de experiências, buscar a melhoria, a permanência e o fortalecimento dos grupos PET das diversas universidades do Rio Grande do Sul.

A programação do evento contará com oficinas, apresentações de trabalhos, momentos de integração sociocultural e grupos de discussão. O edital referente à chamada de trabalhos será divulgado a partir de 15 de janeiro.

Criado em 1979 com o nome de Programa Especial de Treinamento da Capes, o Programa de Educação Tutorial (PET) da Secretaria de Educação Superior (SESu) busca propiciar aos estudantes de graduação, sob orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares. Elas devem complementar a formação acadêmica do educando, atendendo necessidades do curso e ampliando os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Devem contribuir para a implementação de políticas públicas e de desenvolvimento em sua área de atuação, sendo esta contribuição objeto de avaliações periódicas.

Atualmente, a UFSM conta com 19 grupos PET, distribuídos em várias áreas do conhecimento.

Outras informações podem ser obtidas no grupo do Petchê no Facebook, no rodapé de eventos do site www.ufsm.br/prograd ou pelo email pet@ufsm.br.