Publicados editais de seleção de bolsistas para o Programa de Internacionalização da UFSM

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa publicou editais de seleção de bolsistas no âmbito do Projeto de Internacionalização da UFSM, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para o ano de 2019. São quatro modalidades de bolsas, com duração de 3 a 12 meses, conforme descritas a seguir:

Pós-Doutorado com Experiência no Exterior – Brasileiros ou estrangeiros, doutores sem vínculo empregatício e com experiência acadêmico-científica relevante por no mínimo 12 meses no exterior;

Professor Visitante no Exterior – Pesquisadores ou docentes doutores que tenham vínculo empregatício com a UFSM e integrantes do Programa Capes/PrInt.

Jovem Talento com Experiência no Exterior – Doutores com experiência no exterior, jovens pesquisadores de talento, brasileiros ou estrangeiros, residindo no exterior com relevante experiência acadêmico-científica internacional comprovada (como mestrado ou doutorado plenos, mestrado ou doutorado sanduíche por no mínimo 12 meses) para realização de atividades de pesquisa ou docência.

Doutorado Sanduíche no Exterior – Alunos de doutorado regularmente matriculados na UFSM, vinculados a programas de pós-graduação e pesquisadores integrantes do projeto aprovado pela UFSM no Programa Capes/PrInt.

Os interessados devem consultar os respectivos editais, disponíveis no endereço eletrônico www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais, e atentar para os requisitos mínimos de participação, datas e prazos para inscrição e divulgação dos resultados.

Todas as informações referentes ao Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM podem ser encontradas na página do Capes/PrInt – UFSM (www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/capes-print).