Universidade arrecada em 2018 R$ 33 milhões para fomento à pesquisa e pós-graduação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) arrecadou cerca de R$ 33 milhões em editais externos para fomento à pesquisa e pós-graduação em 2018. A cifra compõe metade do total dos recursos financeiros captados através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPGP). Os outros R$ 33 milhões foram utilizados para o fomento de bolsas e apoio aos pesquisadores.

O destaque dentre os editais externos é o Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes – PrInt). Com foco na interdisciplinaridade, a UFSM decidiu submeter projetos relacionados a temas específicos que já vinham sendo alvo de investigações pelos pesquisadores. Assim, os temas escolhidos como foco foram saúde pública, sustentabilidade e atitudes inteligentes, materiais do amanhã e tecnologias limpas, e sociedade informacional: memória e tecnologias. Só o Capes – PrInt contribui com cerca de R$ 25 milhões para o fomento a pesquisa na Universidade.

Além da grande quantidade de recursos arrecadados para este ano, a PRPGP também comemora a criação de 10 cursos de pós-graduação na Universidade, o que representa um aumento além da média nacional (cerca de 10%) em termos de formação de programas de pós-graduação. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Paulo Renato Schneider, os dois fatos se complementam, uma vez que, com o crescimento do número de cursos de pós-graduação, o índice de distribuição de recursos da UFSM também aumenta.

Essas conquistas colocam a Universidade no caminho da superação dos desafios institucionais apresentados no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 e no Plano de Gestão 2018-2021. Um deles é a projeção de que, até o ano de 2021, a Universidade tenha 20 cursos de pós-graduação de excelência (aqueles com Conceito Capes igual ou superior a 5, cuja escala vai até 7) e 37 programas de pós-graduação com doutorado. Considerando a última avaliação quadrienal divulgada pela Capes, em 2017, a UFSM possui 14 programas de excelência e 28 com doutorado.

Desde 2017, foram criados cinco cursos de doutorado, que já recebem o conceito mínimo de 4 pela Capes, o que impacta os resultados da Universidade nos rankings. O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa comemora o crescimento. “Em resumo a Universidade, vai se credenciar também para um aumento de seus índices gerais e vai ter mais participação também na distribuição de recursos”, reitera Schneider.

Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor