Professor palestra em congresso em Israel e assina pré-acordo entre UFSM e Universidade de Tel Aviv

Professor ministrou palestra em Israel

O professor do Departamento de Química do CCNE e atual diretor da Secretaria de Apoio Internacional da UFSM Érico M. M. Flores fez a abertura do Workshop Internacional Quality of Test Results for Conformity Assessment of a Chemical Composition, organizado pela International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac) e o instituto internacional Cooperation on International Traceability in Analytical Chemistry (Citac). O evento ocorreu em Tel Aviv, capital e maior cidade de Israel, no dia 21 de janeiro, e contou com a participação de pesquisadores de vários países, como Austrália, Itália, Suíça, Alemanha, entre outros.

Neste workshop, Érico também ministrou a palestra Risks and new possibilities in sample preparation for further halogen determination in organic matrices, mostrando os desafios e perspectivas para a determinação de halogênios em matrizes ambientais e biológicas, que é uma de suas linhas de pesquisa na UFSM

O workshop, que ocorreu no dia 21 de janeiro, foi um pré-evento satélite do 22nd Annual Meeting of the Israel Analytical Chemistry Society (IsrAnalytica 2019), que ocorreu logo após o workshop, nos dias 22 e 23 de janeiro. Nesse congresso, um dos maiores do mundo da área de Química (cerca de 900 inscritos e mais de quatro mil visitantes), o professor Érico também apresentou, no dia 22, a palestra convidada Sample preparation methods for trace element determination.

Após o congresso, Érico foi convidado para visitar o Centro de Ciências Forenses da Polícia Nacional de Israel, na cidade de Jerusalém, onde foram apresentados os mais recentes avanços na área de identificação, adulteração e métodos de detecção de drogas ilícitas.

Após, visitou o Centro de Pesquisas em Águas (Water Research Center) da Universidade de Tel Aviv, que é internacionalmente bem conceituada e está entre as 250 melhores do mundo (Times Higher Education). Nessa visita, foi feito um pré-acordo entre a UFSM e a Universidade de Tel Aviv para futura assinatura do Acordo de Cooperação entre ambas as instituições. Tal acordo permitirá o intercâmbio de estudantes da UFSM e de Tel Aviv, com vantagens mútuas para essas instituições. Também há interesse da Universidade de Tel Aviv em atividades de pesquisa em diversas áreas com pesquisadores da UFSM.

O professor Érico foi o único representante sul-americano no evento, que contou com palestrantes de mais de 30 países. Recentemente eleito vice-presidente da DQA da Iupac, ele foi convidado para participar da reunião em vista suas contribuições para a área de Química, em especial na área de nanomateriais, controle de produtos farmacêuticos, alimentos e intensificação de processos industriais aplicando energias alternativas como micro-ondas e ultrassom.

Érico Flores é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM, docente no Departamento de Química/CCNE e coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais da UFSM (LAQIA).

O Laboratório também tem se destacado, entre outras atividades, no cenário internacional como pioneiro no desenvolvimento de métodos analíticos que possibilitaram o controle de qualidade de nanomateriais e de halogênios em baixas concentrações, que são desafios atuais em Química Analítica. Os demais pesquisadores do Departamento de Química também fazem parte da equipe responsável pelas conferências apresentadas em Israel: professores Cezar A. Bizzi, Edson I. Müller, Fábio A. Duarte, José Neri G. Paniz, Paola A. Mello, Rochele S. Picoloto, Rodrigo C. Bolzan, além do prof. Juliano S. Barin, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/CCR.