Acadêmicos da equipe de atletismo da UFSM fazem estágio em um dos maiores clubes do mundo

Acadêmicos da UFSM e o técnico Kiyoshi

Não é de hoje que o Esporte Clube Pinheiros é destaque no esporte, em especial no atletismo. O Pinheiros tem presença histórica na modalidade e nomes consagrados como João do Pulo, Roberto Chap Chap e Jadel Gregório já defenderam as cores pinheirenses. A nova geração de ídolos conta com Solonei Silva e Adriana Aparecida, sem deixar de destacar o campeão Olímpico no salto com vara, Thiago Braz. Para se ter uma ideia da força do clube, nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) o atletismo foi a maior delegação pinheirense, com oito atletas e um técnico.

Entre os grandes treinadores da modalidade que fazem parte do Esporte Clube Pinheiros está Kiyoshi Takahashi. O técnico Kiyoshi esteve em Santa Maria durante uma semana no final do ano de 2018, ministrando o curso de treinadores da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na ocasião do curso, três acadêmicos da UFSM receberam convite do técnico Kiyoshi Takahashi para conhecerem o Esporte Clube Pinheiros e aprofundarem os conhecimentos na área de atletismo. Assim, os acadêmicos integrantes do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) do CEFD Ígor Schardong, Rodrigo Constantino de Melo e o bacharel em Educação Física e acadêmico em licenciatura Nestor Rossi Júnior começaram nesta segunda-feira (11) um período de duas semanas de conhecimentos e vivências práticas com atletas e treinadores de ponta no cenário mundial do esporte atletismo.

O coordenador no NIEEMS, professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, destaca a importância de ações como essas para a formação pessoal dos acadêmicos enquanto treinadores da modalidade, salientando que essa experiência promoverá um diferencial nos envolvidos e, por conseguinte, na evolução das atuações e treinamentos relacionados ao projeto de extensão atletismo UFSM.

A professora de atletismo da UFSM Leandra Costa da Costa reforça as afirmações, expondo que intercâmbios como esse trazem diversas ferramentas pedagógicas que auxiliam grandemente também nas práticas de iniciação da modalidade, seja em escolas formais ou projetos esportivos sociais.