Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM

Comitiva de Cachoeira do Sul participa de audiência para tratar do acesso ao campus

Sentados em uma mesa em formato de "L" estão seis homens

O diretor do campus Cachoeira do Sul, professor Rogério Brittes, e o professor Alejandro Ruiz Padillo, coordenador do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot), do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM, representaram a instituição na comitiva que se reuniu com o secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, em Porto Alegre, nesta terça-feira (19). O encontro discutiu o acesso ao campus Cachoeira do Sul por meio da VRS-809.

Além dos representantes da UFSM , participaram da audiência, na capital, o diretor de Operações Rodoviárias do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), engenheiro Walter Moreira, o prefeito de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti, o secretário municipal do Trabalho, Felipe Franja, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto de Moura Moraes, e o engenheiro do município, Mauro Camillo.

A obra ocorrerá a partir de termo de cooperação entre a prefeitura e o DAER. O município será autorizado a realizar a intervenção na rodovia e a autarquia estadual se comprometerá com a colaboração técnica para a elaboração e a execução do projeto viário.

O engenheiro Mauro Camillo contará com o suporte do engenheiro Walter Moreira, do DAER, e dos professores Alejandro Padillo, Daniel Winter e Régis Lopes da Silva, integrantes do Lamot, para a realização do projeto. A UFSM-CS, por meio do Lamot, auxiliará no desenho do acesso, com dados de tráfego estimado e na previsão da segurança viária, que compreende sinalização e visibilidade.

A direção da UFSM-CS auxiliará na preparação da documentação técnico-jurídica, ao enviar informações necessárias para a prefeitura, além de articular as parcerias com outros agentes, como a Polícia Rodoviária Estadual.

Laboratório colabora com a instalação do acesso

Em 2018, o Lamot fez estudo sobre os padrões de viagens da comunidade acadêmica do campus, fornecendo dados importantes para o planejamento do transporte até o campus definitivo, fundamentalmente em relação ao transporte público. Após o estudo, a direção do campus Cachoeira do Sul solicitou ao Laboratório orientações para a localização e os detalhes do acesso.

Na audiência em Porto Alegre, o professor Alejandro Padillo ofereceu os trabalhos do Lamot para auxiliar e agilizar a instalação do acesso ao definitivo ao Campus Cachoeira do Sul. Também foi manifestado o interesse em convênio com o Daer para a realização de estágios e projetos.

Segundo Padillo, a colaboração reforça a aplicação, na prática, do que é estudado e pesquisado na universidade. “Estamos orgulhosos, professores e alunos, de que nosso trabalho seja utilizado para auxiliar nas decisões do Campus e de Cachoeira em geral”, comenta. O professor lembra ainda que a inserção ajuda a divulgar o curso, único da área no estado.

Texto: Campus Cachoeira do Sul