Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Campus Sede ganha melhorias na internet



A internet no Campus Sede da UFSM está mais rápida desde a última sexta-feira (22). A melhoria é resultado do aumento do link de conexão, que dobrou de 1 Gb/s para 2 Gb/s, viabilizado pela parceria da Universidade com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Além da conexão principal da UFSM, foi ativado o link do projeto Redecomep (Rede Comunitária de Educação e Pesquisa Metropolitana), também viabilizado pela RNP e que oferece uma conexão adicional de 1Gb/s, para uso específico dos laboratórios de pesquisa com altas demandas de tráfego de dados no Campus Sede.  

Com a mudança, a expectativa é que haja uma melhora na qualidade de acesso à internet, na disponibilidade do sinal e na velocidade de navegação. Isso facilita a realização de atividades acadêmicas e administrativas, como pesquisas colaborativas, teleconferências, ensino a distância, entre outras.

Conforme o diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD), Gustavo Chiapinotto, ambos os links vêm funcionando de forma satisfatória, após o período inicial de implantação ocorrido nos últimos dias. Segundo ele, a perspectiva da RNP é de ampliar as conexões até Santa Maria para 10 GB, podendo chegar a 100 GB nos próximos anos, permitindo que a UFSM possa ampliar ainda mais a velocidade do seu link de internet, para atender às crescentes demandas de conectividade.

O reitor, Paulo Burmann, comemorou a conquista das melhorias na internet da instituição, destacando sua importância para as atividades da instituição. “A velocidade de tráfego de dados muitas vezes é um limitador para nossas ações. Talvez hoje, para muitas empresas, uma internet de qualidade é mais importante do que a infraestrutura das rodovias”, salienta o reitor.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-46677

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes