Novo portal da UFSM: CPD migra páginas de programas de pós-graduação

A Universidade Federal de Santa Maria lançou, em agosto de 2018, o novo portal institucional com a finalidade de atender aos princípios de acessibilidade, transparência ativa, usabilidade e gestão compartilhada. Desde então, o Centro de Processamento de Dados (CPD) trabalha na migração das páginas internas para o novo portal a partir de diretrizes estabelecidas pelo Grupo de Trabalho (GT) dos Sítios Institucionais, integrado por servidores e estudantes que atuam nas áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação Social, Acessibilidade e Arquivologia da Universidade.

Neste momento, as páginas das unidades e subunidades ligadas à Administração Central da sede e dos demais campi, das unidades de ensino e dos cursos presenciais de graduação já estão na nova estrutura. A prioridade atual é a migração das páginas dos Programas de Pós-Graduação (PPGs).

Toda e qualquer demanda de migração ou criação de sítio será avaliada pelo GT dos Sítios Institucionais e, se aprovada, será executada após o término da migração dos sítios dos PPGs.

Guia dos Sítios: documento baliza páginas web da Universidade

Com a finalidade de auxiliar usuários e gestores, o GT elaborou, durante o processo de migração, o Guia dos Sítios. O guia está online e preza pela preservação da identidade institucional da UFSM e pela garantia de uma experiência similar de acesso em todos os sítios da Universidade, a partir de diferentes dispositivos. Neste sentido, traz normas de padronização geral de leiautes e de acessibilidade, estruturas mínimas  de menus para os sítios de setores vinculados à UFSM, vídeos e tutoriais para manutenção dos sítios, além de dicas de produção de conteúdo.

Todos os servidores e estudantes que mantêm sítios de setores da Universidade devem observar as orientações apresentadas no Guia. Dúvidas sobre o uso do WordPress para a criação, edição, gerenciamento e publicação de conteúdo nos sítios da Universidade devem ser encaminhadas ao CPD por meio de solicitação de serviço de manutenção e treinamento de sítios institucionais. Dúvidas sobre padronização de leiaute e conteúdo devem ser encaminhadas ao e-mail comunicacaointegrada@ufsm.br.