Professores da rede municipal de Redentora recebem capacitação sobre o Método Líquen

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino de Redentora participaram, no dia 18 de fevereiro, do Seminário Escolar Conhecendo o Método Líquen, que foi ministrado naquele município pela professora da UFSM Sabrina Zancan, do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas do Campus de Palmeira das Missões.

Oficina foi ministrada em Redentora pela professora Sabrina Zancan

O Método Líquen é uma metodologia de ensino na área do raciocínio lógico e uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais de uma forma lógica e com disciplina. A intenção é auxiliar professores e alunos no desenvolvimento dos conhecimentos necessários para a construção de estratégias de cálculo mental na área da Matemática. Segundo a professora Sabrina Zancan, “o objetivo do Método Líquen é empoderar as crianças com a matemática e construir os conhecimentos de que precisam para utilizar o cálculo mental durante sua vida”.

De acordo com a professora Marcia Marques, coordenadora municipal do Método Líquen e presidente do Conselho Municipal de Educação de Redentora, no ano passado ocorreu capacitação para professores de escola do município e, como a ideia deu certo, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura resolveu realizar a capacitação com professores das demais escolas da rede municipal. “Observei que durante o decorrer das atividades os alunos demonstraram muito interesse e concentração. Por isso, este ano, a professora Sabrina foi convidada a passar a capacitação a todo corpo docente municipal. Por ser um método ligado à matemática, todos participaram com entusiasmo e tentaremos manter isso durante todo período letivo”.

A professora destaca ainda que, com a aplicação do método, os alunos ficam mais concentrados ao realizar a atividade diária. “É o momento em que o educando vai construindo seu raciocínio lógico sem materiais concretos, o que possibilita que ele memorize para toda vida e passe a ver os números e a matemática com menos rótulos. É possível aplicar o método em tudo e a todo momento”, salienta.

Assim, com a intenção de auxiliar o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental e promover a uniformidade da turma em relação à agilidade e exatidão em aritmética básica, algumas escolas fazem a implementação do Método Líquen, cujas ações e material didático são aplicáveis aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O objetivo é que os alunos fiquem mais rápidos ao resolverem as questões de aritmética básica, que dispensem a contagem e que passem a utilizar o cálculo mental e, com isso, passem a gostar de matemática e a ter facilidade na aprendizagem de novos conteúdos, desenvolvam a lógica numérica e expandam para o raciocínio lógico geral.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões