Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Reitor ministra conferência promovida pela Unesco em Portugal



O reitor da UFSM Paulo Afonso Burmann participa do IV Seminário Internacional Apheleia, na cidade de Mação, Portugal. O evento, que acontece entre os dias 8 e 16 de março, é promovido pela Associação Internacional de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Apheleia (Apheleia) e pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), e visa colaborar com o Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas (CIPSH) e com a UNESCO para a implementação das recomendações do documento final aprovado na Conferência Mundial das Humanidades, ocorrida em 2017.

No dia 7 de março, antecedendo o seminário, haverá sessão restrita de reflexão, organizada pela UNESCO com o CIPSH, sobre o tema “Assessing societal priorities addressed to the Humanities” (“Avaliando as prioridades da sociedade dirigidas às Humanidades”, versão tradução nossa). Esta sessão tratará, também, da articulação com outras ciências e das interfaces com domínios como a medicina, a tecnologia digital ou a segurança.

O reitor participa desse momento apresentando futuras ações a serem desenvolvidas com relação a Cátedra de Fronteiras e Migrações. Acompanham o reitor o assessor de Gabinete do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional, professor Érico Marlon de Moraes Flores, e os professores do Programa de Pós-Graduação em História, Medianeira Padoin e André Soares, que também coordenam a Cátedra de Fronteiras e Migrações. Para a professora Medianeira, a participação da UFSM é importante para estreitar as relações internacionais.  “É mais um passo para a internacionalização e para dar visibilidade do que é produzido na Universidade a partir das Humanidades”, ressalta.

Além disso, no seminário, dois estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM devem participar de comunicações orais. O doutorando e professor do curso de Arquivologia da UFSM Jorge Alberto Cruz e a doutoranda Luciana Brito apresentam o desenvolvimento de seus trabalhos de pesquisa acerca da Quarta Colônia. Eles estão entre os poucos sul-americanos a compartilhar investigações no IV Seminário Apheleia.

A temática do encontro será “Tangibility: designing future landscapes” (“Tangibilidade: desenhando paisagens futuras”) e discutirá a relevância da tangibilidade, por meio da gestualidade, da experimentação e das heranças e das identidades na era digital. O foco será discutir as implicações que o desenvolvimento tecnológico pode ter na sociedade sob uma análise das ciências humanas.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor


Publicações Recentes