UFSM recepciona estudantes estrangeiros

Intercambistas fazem tour pelo campus sede

A busca por novas experiências e aprendizados, além do contato com culturas diferentes, são alguns dos motivos que trouxeram 18 estudantes estrangeiros à UFSM, neste primeiro semestre de 2019. O grupo de intercambistas que inicia o ano letivo na instituição, a partir de segunda-feira (11), participa desde ontem (06) da Semana do Acolhimento, que contempla  atividades de recepção e integração, promovidas pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) da Universidade.

A maior parte dos estudantes são oriundos de países da América Latina, que vêm à UFSM por meio de convênios como o firmado com a Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), uma rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Eles permanecem vinculados à UFSM durante todo o primeiro semestre de 2019, cursando disciplinas junto a diferentes cursos de graduação. Outros dois estudantes, vindos do Haiti e da República de Benin, irão cursar toda a graduação na UFSM por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), mantido pelos Ministérios da Educação e Relações Exteriores do Brasil.

Os estudantes contam com o suporte da SAI durante toda sua estadia no Brasil, recebendo auxílio e orientações desde a abertura de contas bancárias até o funcionamento dos correios, farmácias e hospitais dentro e fora do campus da UFSM. Os intercambistas ainda têm o acompanhamento de estudantes veteranos da Universidade através do Programa Amigo Internacional. Para a assessora adjunta da Secretaria de Assuntos Internacionais, professora Paola Azevedo de Mello, a presença dos intercambistas na UFSM é fundamental para as ações de internacionalização. “Isso possibilita ampliar nossas relações com instituições externas e representa uma oportunidade para a nossa comunidade acadêmica trocar experiências que tendem a contribuir com o todo”, afirma Paola.

Recepcionados nesta quarta-feira (06) à tarde, os estudantes receberam orientações sobre  a emissão de documentos, o processo de matrícula e a estrutura da Universidade. Também assistiram à primeira aula do Curso de Português para os estudantes estrangeiros, ministrado pelo Laboratório Entrelínguas. A programação de acolhimento aos estudantes estrangeiros ainda contou com um tour pelo campus da UFSM, na tarde desta quinta-feira. Amanhã (08), eles farão um passeio pela cidade de Santa Maria.