Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Rádios da UFSM implantam novas grades de programação



Nesta segunda-feira (11) começa o ano letivo na UFSM. A Universidade AM e a Uni FM, as emissoras públicas da Instituição, aproveitam a data para promover uma reorganização e renovação nas suas grades de programação.

Este processo começa com a implantação de grades independentes para cada emissora, desfazendo a “espelhagem” parcial da programação da AM para a FM, que foi instituída quando do lançamento desta última, em 1º de dezembro de 2017.

Contemplando um dos princípios da comunicação pública, as duas emissoras organizam suas grades com o propósito de ofertar alternativas de conteúdo aos seus ouvintes. Algumas atrações, inclusive, terão edições nas duas emissoras, com objetivo de valorizar temas importantes à sociedade e à instituição.

Alguns projetos, ligados a setores institucionais e parcerias, estão sendo finalizados e aparecerão nas nossas grades até o início de abril, quando o processo se conclui, estabelecendo a espinha dorsal de cada programação para este ano.

As novidades da Universidade 800 AM

Femina. A faixa musical é voltada à execução de cantoras brasileiras contemporâneas, reunindo gravações dos anos 1980 à atualidade, dando atenção especial às novas vozes da nossa música. Criado em 2017, o espaço ganha também audições aos sábados e domingos, das 14h às 15h. Começa esta nova fase em 11 de março.

Capítulo Rock. Esta produção da Rádio Senado, emissora parceira das rádios da UFSM, ocupará a faixa das 15h às 16h, de segunda a sexta. A partir de 11 de março.

Memória Brasil. O programa, produzido e apresentado por Milton Oliveira, destaca a música popular brasileira, valorizando seus principais compositores e intérpretes, destacando um tema ou compositor ou intérprete a cada audição. Retorna à programação em 11 de março, agora de segunda a sexta, das 16h às 17h.

De Perto Ninguém é Normal. O programa experimental tem a participação de pacientes em recuperação terapêutica, usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Prado Veppo, da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Começa nova temporada nesta segunda (11), às 17h.

Repórter Nacional. A programação do fim de tarde, das 18h às 19h, terá uma atração em rede com EBC, transmitida de Brasília pela Rádio Nacional. As informações atualizadas do país e do mundo. A partir de 11 de março.

Studio 292. Um espaço dedicado exclusivamente ao rock nas noites de segunda, com produção e apresentação de Jeferson Carvalho. Das 21h às 23h. Estreia em 11 de março.

Arquivo 800. O tradicional programa de recordação musical ganha um novo apresentador. A partir desta segunda, Rodrigo Santiago comanda a última atração do dia. E daqui por diante o espaço só vai tocar artistas brasileiros. Às 23h.

Di Tutti i Tempi. Esta faixa é totalmente dedicada à música romântica italiana, tocando desde sucessos dos anos 1960 até os mais recentes lançamentos. Ocupará, nas quintas, a faixa das 21h às 23h. Estreia em 14 de março.

Geração Brasileira. Mais uma faixa musical exclusiva, esta para tocar só grandes composições brasileiras dos anos 1960 a 1980, com as principais vozes da nossa música. Aos sábados, das 7h às 11h. Estreia em 16 de março.

Sessão Jovem Guarda. Uma seleção abrangente do movimento musical que dominou boa parte do mercado discográfico nacional nos anos sessenta e setenta do século passado compõe a faixa musical que ocupará a faixa das 13h às 14h, aos sábados e domingos. Estreia em 16 de março.

Aquarela. O programa especializado em música instrumental brasileira retorna ao seu horário original, ocupando a faixa das 12h às 13h. A partir de 17 de março. Neste domingo ainda irá ao ar às 13h.

Only the Best. Esta faixa será voltada à execução de canções estrangeiras contemporâneas, essencialmente de língua inglesa, reunindo sucessos das décadas de 1960 a 1990. Aos domingos, das 15h às 17h. Estreia em 17 de março.

Estação 800. Informação e música dão o tom a esta nova atração nas manhãs dos 800 AM, de segunda a sexta. O radialista Rodrigo Santiago comandará o programa, que estreia em 18 de março.

As novidades da Uni FM 107.9

Editoria 107.9. O programa jornalístico de Gilson Piber estreia nesta segunda (11), ocupando a faixa das 10h às 11h. Ele dá continuidade ao trabalho que o Editoria 292 fazia na AM.

Fazendo Arte. O programa cultural de Rejane Miranda também se transfere de casa, permanecendo na programação da 107.9 de segunda a sexta, das 11h às 12h.

Pega na Mentira. Marcelo de Franceschi vai enfocar de segunda a sexta, das 14h às 15h, as fake news e suas checagens jornalísticas. Estreia nesta segunda (11).

Projeto Radar Esportivo. As transmissões esportivas e os programas Radar na Rodada (quarta, 17h às 18h), Planeta Oval (quinta, 17h às 18h) e Radar Esportivo (sábado, 11h às 13h) se estabelecem em definitivo na programação da Uni FM.

Outras produções acadêmicas. A FM vai manter na sua grade os programas ao vivo de alunos da Comunicação Social: Pop Tune, na quinta, às 20h; Bambaataa, na sexta, às 17h; e Jukebox, no sábado, às 13h.

Produções nas duas emissoras

Sônico. O programa produzido e apresentado pelo professor Gérson Werlang, do Depto. de Música, terá duas edições independentes. Na Uni FM, ocupará a faixa das 11h às 12h; e na Universidade AM, das 22h às 23h. Ambas aos domingos. A nova temporada começa em 17 de março.

Sala de Concertos. A atração exclusiva da música erudita, produzida e apresentada por Roberto Montagner, se mantém na AM aos domingos, às 20h; e na FM vai ao ar aos sábados, também às 20h. Estreia a nova fase em 16 de março.

Campus da Gente. O programa de Roberto Montagner, principal espaço de divulgação institucional, acontece ao vivo na Uni FM, das 9h às 10h, de segunda a sexta. E tem reprodução pela Universidade AM às 11h. Estreia nova fase em 11 de março.

Produção de cunho social. Os programas Social em Questão, Protagonismo Negro e Gritos do Silêncio mantém edições das duas rádios. O Social em Questão, produção do Curso de Serviço Social, permanece na AM no seu tradicional horário das segundas 13h10, com reapresentação na FM, às 17h. Estreia nova temporada nesta segunda (11). O Protagonismo Negro, produção de acadêmicos da Comunicação Social, vai ao ar nas terças, na FM, ao vivo às 13h, e na AM, reapresentação às 17h. E o Gritos do Silêncio, outra produção de alunos da FACOS, vai ao ar nas quartas, na FM, ao vivo às 13h, e na AM, reapresentação às 17h.

E tem muito mais…

As atrações das emissoras públicas da UFSM são muitas. No site oficial das emissoras, em www.ufsm.br/radio, encontram-se as grades de programação atualizadas, nos menus à esquerda.


Publicações Recentes