Reitor visita Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque

Comitiva da UFSM na Expodireto é composta por representantes de projetos selecionados a partir de chamada pública

O reitor, Paulo Burmann, esteve em Não-Me-Toque, na região norte do estado, nesta quarta-feira (13), para visitar a Expodireto Cotrijal. O professor participou, na feira, de atividades no estande da universidade, na feira, e visitou instituições e empresas parceiras. Acompanharam o reitor, o pró-reitor substituto de Extensão, Rudiney Pereira, o diretor do campus de Palmeira das Missões, Rafael Lazzari, e os professores Enio Giotto, Nilson Luiz Costa, Telmo Amado e Lucio Amaral.

No estande da Universidade, pela manhã, o reitor prestigiou o lançamento do Boletim Analítico do Mercado da Soja, publicação organizada pelo Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da UFSM campus Palmeira das Missões. Na ocasião, o coordenador do PPG e organizador do Boletim, professor Nilson Luiz Costa, destacou a importância da parceria com o Sindicato Rural e o Clube Amigos da Terra, ambos de Palmeira das Missões, que colaboraram com o estudo. “Esse projeto carrega um simbolismo importante, pois mostra como a universidade pode ser parceira para a construção de conhecimento na área do agronegócio, ao oferecer contribuição relevante ao setor”, avaliou Costa.

Em seguida, Burmann recebeu a segunda secretária da Embaixada da Etiópia, Miheret Gebremedhin. Eles discutiram possibilidades de construção de um acordo de cooperação entre a Universidade e o governo da Etiópia, visando ao desenvolvimento de projetos com ênfase na produção de alimentos, principal interesse do país africano, além do intercâmbio de estudantes e professores especialmente na área da tecnologia.

O reitor visitou estandes de instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Cotrijal, promotora da feira, além de empresas parceiras, interagindo com diversos egressos da UFSM que circulavam pela feira. “A nossa presença na Expodireto é uma oportunidade de estarmos em contato com nossos egressos, que hoje ocupam posições em empresas e órgãos de governo ou então têm seu próprio negócio. É uma oportunidade de estabelecermos trocas e compartilharmos experiências”, observou Burmann.

No estande da Prefeitura de Não-Me-Toque, a comitiva da UFSM foi recebida pelo prefeito, Pedro Paulo Falcão da Rosa, e secretários. Rosa destacou a importância da presença da Universidade na feira e sua interação com o setor produtivo da região. Na ocasião, o reitor assinou um acordo de cooperação que formaliza parcerias firmadas com o poder público municipal de Não-Me-Toque, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o Sindicato Rural de Não-MeToque e a Cotrijal.

Para Burmann, a presença da UFSM na Expodireto reforça o papel da Universidade na produção e disseminação de conhecimentos que resultam em melhorias para a população. O reitor também destacou a importância da aproximação cada vez maior e entre a Universidade e o setor produtivo: “A Universidade sozinha não se sustenta em sua missão de gerar e disseminar conhecimento. Assim como o setor produtivo não se sustenta ou prospera sozinho.  Precisamos caminhar um em direção aos outros, valorizando aquilo que nos une. A UFSM vem mobilizando esforços nesse sentido”, afirmou.

Considerada a maior feira do agronegócio no Brasil, em volume de negócios, a Expodireto Cotrijal chega, neste ano, a sua 20ª edição, com expectativa de receber 250 mil visitantes. A feira teve início nesta segunda (11) e segue até sexta-feira (15). A UFSM participa desde o primeiro ano da Expodireto com o projeto CR Campeiro e, a partir de 2013, institucionalizou sua atuação ao ampliar o rol de projetos apresentados.

Na edição de 2019, a Pró-Reitoria de Extensão selecionou, por meio de chamada pública, os projetos participantes, ao enfatizar iniciativas relacionadas ao agronegócio e a tecnologia aplicada à agricultura de precisão. Representam a UFSM, na Expodireto Cotrijal, entre outras iniciativas: projeto Acquarius, em espaço próprio, onde novamente promove aulas em um anfiteatro ao ar livre; Carancho, projeto do Centro de Tecnologia e do Colégio Técnico Industrial (CTISM), que desenvolve drones; CR Campeiro; projeto Flores para Todos, da equipe PhenoGlad; Crop Jr, empresa júnior do curso de Agronomia; Laboratório de Análises de Solos; Laboratório de Agrotecnologia; aplicativo Agrofert, desenvolvido no Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC) do campus Cachoeira do Sul; ações de extensão do Colégio Politécnico; Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão; Programa de Pós-Graduação em Agronegócio, do Campus de Palmeira das Missões e Pulsar Incubadora.