Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa observa a eficiência de defensivos em diferentes condições meteorológicas para otimizar a produção de alimentos



Foto colorida horizontal mostra uma lavoura de soja e nela uma pessoa com uma vestimenta branca encobrindo todo o corpo e um equipamento de aplicação de inseticida
Aplicação de inseticida na cultura da soja faz parte do projeto

O projeto “Condicionantes Meteorológicos para a Eficiência de Defensivos Agrícolas”, coordenado pela meteorologista e professora Angelica Durigon, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM, tem como principal objetivo determinar quais são as condições atmosféricas observadas em escala micrometeorológica mais favoráveis à obtenção de máxima eficiência em aplicações de defensivos agrícolas.

O primeiro experimento do projeto está sendo realizado com inseticida em uma área de três hectares na saída para o Distrito de Pains, em Santa Maria, com as culturas de milho e soja.

Os objetivos específicos do projeto são: caracterizar as condições atmosféricas em escala micrometeorológica durante aplicações de defensivos agrícolas em campo; caracterizar as condições atmosféricas durante aplicações de defensivos agrícolas em ambientes com atmosfera controlada; determinar a eficiência das aplicações de defensivos agrícolas em campo e em ambientes com atmosfera controlada; ajustar modelos numéricos relacionando a eficiência da aplicação de defensivos agrícolas e as condições atmosféricas observadas no momento das aplicações; prever a eficiência das aplicações de defensivos agrícolas pelos modelos numéricos ajustados e validar as previsões em experimentos de campo.

A professora Angelica justifica o desenvolvimento do projeto explicando que a importância da condição atmosférica para a obtenção de máxima eficiência em aplicação de defensivos agrícolas já foi descrita na literatura, mas estudos que combinem as diferentes variáveis determinantes em regiões subtropicais são escassos.

Foto colorida vertical mostra, em detalhe, duas mulheres analisando, com utensílios que parecem pequenos pinceis, uma amostra em um recipiente branco
Infestação de lagartas para a realização de bioensaios em laboratório com a cultura da soja

A possibilidade de inclusão de outras variáveis nesse tipo de estudo, além da temperatura e umidade do ar e o vento, como a estabilidade atmosférica, pode contribuir para o amplo entendimento da eficiência da aplicação de defensivos. Com um conjunto de dados amplificados e representativos da condição atmosférica em escala micrometeorológica da região subtropical, modelos de previsão de eficiência de aplicação de defensivos agrícolas podem ser desenvolvidos para auxiliar os produtores como ferramentas para tomada de decisão agrometeorológica.

Escala Micrometeorológica

A Escala Micrometeorológica é a escala de fenômenos meteorológicos com dimensão espacial inferior a um quilômetro e temporal inferior a uma hora, como as trocas de energia e massa, a turbulência atmosférica e a dispersão de poluentes. Os fenômenos que ocorrem nesta escala determinam a dispersão de gotas de aplicações de defensivos agrícolas. Os fenômenos meteorológicos ocorrem ainda em macroescala ou escala sinótica e em mesoescala.

A coordenadora explica que as aplicações de inseticida são realizadas em diferentes horários do dia (entre as 8h e as 22h) desde dezembro de 2018. As avaliações de eficiência estão sendo realizadas com o uso de cartões de papel hidrossensível para medidas das características das gotas, e em bioensaios em laboratório com lagartas Chrysodeixisincludens.

Projeto interdisciplinar tem apoio da Fatec

Por ser um projeto interdisciplinar, conta com a presença de vários alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Agronomia e Meteorologia, e professores e TAEs do Departamento de Defesa Fitossanitária, do CCR, e do Departamento de Física, do CCNE.

Angelica reforça o papel da Fatec para a execução do projeto. Com o apoio administrativo da Instituição, os trâmites necessários para a realização do projeto, como a contratação e pagamento de bolsas e a aquisição de equipamentos, são facilitados e podem ser realizados por completo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fatec

Fotos: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-46941

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes