Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup de estudantes da UFSM desenvolve aplicativo para usuários das linhas de ônibus de Santa Maria



No último dia 11 foi lançado o Buzze, aplicativo de mobilidade urbana desenvolvido dentro da Pulsar, incubadora da UFSM. O app tem o objetivo de informar a localização dos ônibus do transporte público de Santa Maria em tempo real, a partir de uma rede colaborativa, na qual os usuários compartilharão sua localização quando estiverem nos coletivos.

A criadora do aplicativo é a Buzee Mobilidade, uma startup localizada na incubadora Pulsar, composta por três estudantes de Engenharia de Controle e Automação da UFSM. Segundo eles, a ideia do projeto começou a ganhar vida durante o curso, com o conceito do aplicativo sendo sugerido por um professor durante a graduação. Ao longo da realização do aplicativo, foram finalistas do Renault Experience, em 2017, e portanto, a equipe está confiante com os resultados do seu trabalho até agora e com a expectativa de melhorar a rotina daqueles que contam com o transporte público.

Inicialmente, o aplicativo foi lançado somente em algumas linhas, prioritariamente as as linhas universitárias, contendo também outras diversas cadastradas. O foco nas linhas de ônibus da universidade tem por objetivo auxiliar os novos estudantes a se localizarem mais facilmente na cidade. A expectativa é de que o número de linhas cadastradas aumentará conforme o uso e colaboração dos usuários e, por consequência, mais pessoas poderão ser beneficiadas pelo aplicativo.

Como funciona?

O aplicativo informa a localização dos veículos de transporte coletivo a partir de uma rede colaborativa: os usuários compartilham sua localização enquanto estão dentro do ônibus e, assim, o aplicativo registra a a posição de cada ônibus em tempo real.

Além de buscar facilitar a vida que quem usa o transporte coletivo de Santa Maria, o Buzze foi desenvolvido para funcionar de forma dinâmica e também divertida. O aplicativo contém um processo de gamificação, que funciona através da acumulação de pontos conforme o uso de cada pessoa. Após determinado nível ser alcançado, eles poderão ser trocados por cupons de desconto em lojas da cidade que contenham parceria com o Polvo Louco, site de compras coletivas de Santa Maria.

Informações: Agittec e Nuvem Jr.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-46969

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes