Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Curso de Redação de Patentes será promovido em maio, aberto ao público



Arte com informações sobre o evento, foto e currículo do palestranteA Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) e a Axonal Consultoria Tecnológica promoverão nos dias 30 e 31 de maio o workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas”.

Esta é uma iniciativa inédita, mais de 150 instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação apoiarão a realização de oficinas gratuitas sobre redação de patentes em todo o país. No total serão 75 edições, cobrindo todas as 27 unidades federativas do Brasil, ao longo de 2019.

Na UFSM, os encontros serão no auditório do prédio 74C, no CCSH. Em dois dias, o curso abordará uma introdução sobre patentes e outros mecanismos de apropriação intelectual, passará pela revisão de guias e diretrizes e terminará com atividades “mão na massa”, envolvendo busca, interpretação e redação de patentes. Complementarmente serão realizadas oficinas práticas de busca de informações e mapeamento de tecnologias, com base em dados publicados em patentes e outras fontes.

O ministrante será Henry Suzuki, sócio diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, consultor colaborador da Questel Consulting (FR), especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas.

Como as vagas são limitadas, é imprescindível a pré-inscrição no site da Axonal e aprovação prévia pelo comitê organizador. No dia do evento, os participantes devem levar 1kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) ou um agasalho para doação.

Para participar, não é necessário ter vínculo com a UFSM.


Publicações Recentes