Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Empresa incubada da Pulsar vai lançar aplicativo para auxiliar na utilização do transporte coletivo



Será realizado no dia 2 de abril, às 19h, no Coworking da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), no Centro de Eventos do campus sede, o lançamento do aplicativo Buzee, que tem como finalidade auxiliar os moradores de Santa Maria na utilização do transporte coletivo. O aplicativo foi desenvolvido pela Buzee Mobilidade, dentro da Incubadora Pulsar da UFSM.

Segundo Thales Kenne, integrante da equipe de criação do Buzee, o conceito do aplicativo, de utilizar a localização dos usuários embarcados como rastreamento do ônibus, foi sugerido pelo professor Rafael Beltrame, na cadeira Projeto Integrador, um tipo de pré-TCC que é ofertada ao curso de Engenharia de Controle e Automação.

“Depois do primeiro protótipo, o projeto foi levado adiante para o meu TCC, e através da disciplina Atitude Empreendedora, começou a tomar forma de startup”, conta Thales.

A Buzee Mobilidade começou a desenvolver o aplicativo no segundo semestre de 2017. Entretanto, o desenvolvimento da versão que está disponível para download foi criada do zero, sem utilizar nada das versões anteriores. Esta versão demorou em torno de seis meses para ser desenvolvida e testada.

Estar incubada na Pulsar foi um grande benefício para a Buzee Mobilidade. “Frequentemente temos contato com ideias novas, cursos e feedback de pessoas que já passaram por situações semelhantes às nossas. Isto tudo sem contar o ambiente, que favorece o foco e a produção”, diz Thales. A empresa passou a integrar o ambiente de incubação em 2018.

O aplicativo, que já está disponível para download de forma gratuita em smartphones com sistema Android, informa a localização dos ônibus em tempo real a partir de uma rede colaborativa.

A proposta da empresa é que usuários do transporte utilizem celulares para transmitir a localização do ônibus em tempo real, exibindo essa informação no mapa para outros usuários. Com isso, sabe-se exatamente quando o ônibus vai passar. Os usuários ainda recebem pontos por compartilharem a sua localização quando embarcarem no veículo. Esses pontos podem ser trocados por cupons descontos no site Polvo Louco.

No momento, a Buzee está desenvolvendo novas ferramentas e features para o app, testando o conceito do aplicativo e estudando como a comunidade reage a estas mudanças. Quando tiverem validado o conceito, a equipe espera começar a expandir para outras cidades do Rio Grande do Sul e melhorar a situação do transporte coletivo do estado.

Texto: Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47099

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes