UFSM participa da Expoagro Afubra, em Rio Pardo

Estande da UFSM foi organizado pelo Colégio Politécnico

Entre terça (26) e quinta-feira (28), a UFSM participou da 19ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, considerada uma das maiores feiras de agricultura familiar do Brasil. Nesta quinta-feira, último dia do evento, o reitor, Paulo Burmann, acompanhado do pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, e do secretário geral do Gabinete do Reitor da UFSM, Marionaldo Ferreira, visitaram a feira e prestigiaram os projetos em destaque no estande da Universidade.

Para o reitor, a visita a Expoagro permitiu ver de perto o trabalho da Universidade junto à comunidade. “Caminhando pelo parque, visitando os estandes, nós percebemos o quanto as pessoas estão trabalhando e comprometidas com causas importantes. Ter a oportunidade de estarmos na Expoagro reforça a nossa consciência de que ninguém faz nada sozinho. A universidade tem que estar cada vez mais presente em lugares como esses”, afirmou Burmann.

No estande da UFSM, o reitor interagiu com estudantes, técnicos e professores responsáveis pelos projetos expostos. Participam desta edição da feira o setor de Topografia e Geoprocessamento, de Fruticultura e Horticultura e a Floricultura Escola, todos do Colégio Politécnico, além de projetos como o PhenoGlad, Simanihot e CR Campeiro. Diariamente, o estande promoveu oficinas e minicursos, além de esclarecer dúvidas sobre os projetos e ações demonstradas.

Burmann também conversou com visitantes, entre eles uma turma de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, de São João dos Melos, interior de Julio de Castilhos. “A Universidade só acontece nesses momentos em que ela se aproxima da população, das escolas e alunos da nossa comunidade. A UFSM precisa estar mais próxima da sociedade e nós estamos trabalhando para isso. Nós queremos que todos esses alunos aqui hoje estejam lá na UFSM conosco”, disse o reitor.

Em visita à feira, a comitiva da UFSM foi recebida pelo coordenador geral da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, e pelo presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner. Eles destacaram a importância da presença da universidade no evento como forma de aproximar o conhecimento, a inovação e as novas tecnologias do produtor rural. Já no estande da Emater, Burmann conversou com a gerente regional, Lúcia Souza, e o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Antonio Cettolin, que destacaram a importância da integração e as parcerias entre a UFSM e a Emater. Encerrando a visita, o reitor visitou o projeto PhenoGlad, junto ao espaço da Emater.

O professor Alessandro Miola, do Colégio Politécnico, responsável pela organização do estande da universidade, avaliou positivamente a presença da UFSM na feira e a circulação de visitantes pelo espaço. “O estande, este ano, veio com uma proposta mais aberta, de circulação, que estimula as pessoas a entrarem e interagirem. Aqui dentro, as equipes dos projetos contribuem com informações também e aprendem muito com os visitantes. É uma oportunidade de mostrarmos à comunidade um pouco do que desenvolvemos na Universidade”, afirmou Miola.