Reitor da UFSM tem audiência com governador do Estado

Audiência entre o governador (à esq.) e o reitor ocorreu nesta segunda-feira (1º)

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, participou, nesta segunda (1º), de uma reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite. A pauta da reunião foi a busca de uma aproximação entre o Governo do Rio Grande do Sul e a UFSM, visando à realização de parcerias e projetos em conjunto.

Acompanhado do secretário geral do Gabinete do Reitor, Marionaldo Ferreira, o reitor apresentou a proposta da universidade liderar a estruturação de um polo de agrotecnologia. Eduardo Leite sinalizou a intenção de aproximar o Estado com as universidades, afirmando que o atual governo vem buscando apoiar iniciativas como esta. “Queremos criar ambientes e ecossistemas de inovação para que sejam criadas oportunidades de crescimento”, disse.

O reitor também solicitou ao governador apoio para agilizar a revisão do contrato do Governo do Estado com o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e para retomar o debate sobre o Hospital Regional. “Hoje teríamos condições de abrir cinquenta novos leitos no Hospital Regional com a estrutura que temos no Husm, com o mínimo de investimento por parte do Governo Estadual”, propôs Burmann.

“Não tenho dúvidas que grandes parcerias virão pela frente, entre o Governo do Estado e a UFSM. Uma delas, que está sendo discutida, é a questão do Hospital Regional, para que possamos viabilizar um incremento de serviços na área da saúde, qualificando a estrutura de saúde para melhor atender a população em cada uma das regiões e a UFSM é estratégica nisso”, afirmou o governador.

No final do encontro, o reitor entregou ao governador exemplares da revista Arco, de divulgação científica da universidade, e convidou-o para a inauguração do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul, ainda em data a ser definida.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Foto: Aline Dalmolin/Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor