Acadêmicos de Dança vão apresentar performance em homenagem a músico baleado com 80 tiros

O Núcleo de Ações Performativas da UFSM realiza nesta quarta-feira (17), às 12h15min, no saguão da unidade principal do Restaurante Universitário, a performance “Que Tiro Foi Esse?”. A ação, que é uma crítica ao racismo, homenageia o músico Evaldo Rosa dos Santos, morto no dia 7 de abril, no Rio de Janeiro. Ele morreu em uma ação de militares do Exército que alvejaram com 80 tiros o carro onde estavam ele e sua família.

A idealizadora da performance é a professora Neila Baldi, do curso de Dança, que vai apresentá-la junto com as estudantes Andressa Merlo e Esther Ávila. Criado pela professora de forma virtual, o núcleo reúne alunos do curso interessados em realizar performances artísticas. Por meio das redes sociais, eles discutem a ação performativa a ser realizada. A primeira delas ocorreu no dia 14 de março, intitulada #ParemDeNosMatar, que discutia os feminicídios no país.