Equipe da UFSM vai participar do Projeto Rondon em cidade no interior do Piauí

Comunidade de Santa Rosa do Piauí recebeu representante da UFSM em sua viagem precursora

O professor Gianfábio Pimentel Franco, do Departamento de Ciências da Saúde do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, esteve de 7 a 13 de abril no município de Santa Rosa do Piauí (PI) para realizar a viagem precursora da Operação João de Barro do Projeto Rondon.

A cidade, que fica a cerca de 300 quilômetros de Teresina (capital do Piauí), possui aproximadamente 5 mil habitantes. Coordenador geral da proposta, o professor Gianfábio apresentou o projeto, que tem parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Fazem parte também do projeto o professor Leonardo Jantsh, do mesmo departamento, e a professora Silvana Cogo, do Departamento de Enfermagem do campus de Santa Maria. A UFSM vai participar com oito alunos.

O município receberá por 12 dias dois grupos com 10 integrantes cada um. A equipe da UFSM desenvolverá no município atividades nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. “Nós concorremos a um edital dentro da UFSM e tivemos a felicidade de sermos contemplados. Essa viagem precursora que realizei foi para ir até o local para fazer o reconhecimento no município e apresentar os cronogramas das propostas das oficinas”, explicou o professor.

A Operação João de Barro contempla 12 municípios, envolvendo 48 rondonistas voluntários de 24 instituições de ensino superior do país. A equipe da UFSM vai trabalhar na cidade de Santa Rosa do Piauí no período de 12 a 28 de julho de 2019.

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais e municipais e instituições de ensino superior públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.

O Projeto Rondon proporciona ao município a oportunidade de receber professores e alunos universitários, de várias áreas do conhecimento, que desejam contribuir com a comunidade e com as lideranças locais, trabalhando voluntariamente para melhorar as condições de vida e o bem-estar da população e a qualidade e eficiência da administração municipal.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões