Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Encontro Intercultural Indígena marca o Dia do Índio no Campus de Palmeira das Missões



Atividades culturais marcaram o encontro indígena no campus

Em referência ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, foi realizado na última quarta-feira (17) o Encontro Intercultural Indígena na UFSM Campus de Palmeira das Missões: Reflexões, Avanços e Perspectivas. O evento, realizado no auditório do campus, foi organizado pelo Núcleo de Ações Afirmativas, direção do campus e Programa de Extensão em Desenvolvimento Regional Sustentável.

Durante todo o dia, foram realizados momentos culturais com grupos indígenas da região, além de palestras, debates, reflexões e roda de conversa. Entre os temas discutidos, estavam história e territorialidade, ingresso e permanência na universidade e coletivo das mulheres indígenas kaingang.

Segundo Ticiane Lúcia dos Santos, integrante do Núcleo de ações Afirmativas do campus, o evento foi uma oportunidade de reflexão e sensibilização sobre a temática cultural indígena e debate a respeito dos avanços e perspectivas em relação às ações afirmativas. “O Encontro Intercultural Indígena surgiu a partir da iniciativa de acadêmicos do Campus de Palmeira das Missões em referência ao Dia do Índio, que se comemora no dia 19 de abril. Aproveitando a data, planejamos um evento que mostrasse um pouco da cultura indígena, e debatesse as ações afirmativas na universidade. Acredito que foi um espaço inicial de discussão, pois nossa intenção é continuar ampliando as atividades que promovam o respeito à diversidade e os diferentes saberes na universidade”, comentou.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47415

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes