Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editora UFSM lança obras na 46ª Feira do Livro de Santa Maria



A 46ª edição da Feira do Livro de Santa Maria tem início nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 11 de maio, na Praça Saldanha Marinho. Neste ano, a Editora UFSM lança oito livros impressos e um e-book.

Além disso, o servidor técnico-administrativo Jair Alan Siqueira, da Rádio Universidade, lança seu segundo romance, e acadêmicos do curso de Produção Editorial disponibilizam um produto da editora experimental.

As atividades ocorrem no espaço de lançamento de livros da feira, com sessões de autógrafos dos autores, das 17h às 19h, nos dias específicos de cada obra.

Confira a lista de obras conforme a data de lançamento

28 de abril, domingo

“O dia em que Deus confessou seus pecados(?)”, Jair Alan Siqueira, Editora WI

A obra é um tipo de anedota que mostra um mundo onde o pecado seria uma virtude e a castidade uma espécie de crime. Conta as desventuras de Nataniel, um padre que reluta em conter seus desejos. A popularidade do religioso consegue sempre lotar a igreja em suas missas e chama a atenção de Deus, que resolve visitá-lo para pedir conselhos.

7 de maio, terça-feira

“Estudos editoriais – Volume 2”,  Marília Barcellos (organizadora), acadêmicos do curso de Comunicação Social (autores), Editora Experimental PE.com

Esta obra constitui o segundo número da Série Caleidoscópio, e reúne 12 capítulos, provenientes de trabalhos de conclusão do curso de Comunicação Social – Produção Editorial da UFSM, para realizar uma amostragem do que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos.

9 de maio, quinta-feira

“História do banditismo no Brasil: novos espaços, novas abordagens”, Marcos Bretas, Francisco Linhares Fonteles Neto e Mariana Flores da Cunha Thompson Flores (organizadores), Editora UFSM

O livro procura preencher uma importante lacuna na historiografia nacional e romper com a abordagem mais clássica, que privilegia a região Nordeste, do banditismo, apresentando, por meio de um panorama amplo, capaz de abarcar diferentes regiões e temporalidades, valorosa contribuição ao conhecimento histórico.

“Lenhos de gimnospermas: atlas microscópico e chave de identificação”, Anelise Marta Siegloch e José Newton Cardoso Marchiori,  Editora UFSM

Nesta obra são anatomicamente descritas e ilustradas 50 espécies de gimnospermas, das subclasses Cycadidae, Ginkgoidae, Gnetidae e Pinidae. A maioria das quais é exótica ou cultivada no Rio Grande do Sul.

“Paisagens: educação e arte na impermanência da margem”, Elaine Schmidlin, Editora UFSM

Acontecimentos em arte e educação proliferam no plano de composição desta escrita, compondo interlocuções com a literatura e a filosofia. Postais elaborados por artistas/professores compõem paisagens ao longo do texto.

“Produção de sementes e mudas: um enfoque à silvicultura”, Maristela Machado Araujo, Marcio Carlos Navroski, Lauri Amândio Schorn (organizadores), Editora UFSM

Este livro foi organizado com o objetivo de disponibilizar, em um único material, temas relacionados à produção de sementes e mudas.

“Técnicas Multivariadas Exploratórias: teorias e aplicações no software Statistica”,  Adriano Mendonça Souza, Lorena Vicini, Fidel Ernesto Castro Morales e Francisca Mendonça Souza (organizadores), Editora UFSM

No livro são abordadas as técnicas de análise de agrupamentos, análise de componentes principais, análise fatorial, análise fatorial de correspondência e análise discriminante com os seus respectivos tutoriais para a execução das análises utilizando o software Statistica®.

“Prado Veppo: obra completa – 2ª edição”,  Prado Veppo (autor), Pedro Brum Santos e Vitor Biasoli (organizadores), Editora UFSM

 Esta obra contém a cronografia do autor Luiz Guilherme do Prado Veppo Filho e os poemas que compõem os seus sete livros lançados, ordenados em sequência cronológica.  As ilustrações são de Eduardo Trevisan e de Flamarion Trevisan.

“Imigração e Quarta Colônia: Nova Palma e Pe. Luizinho”, 2ª edição revisada e ampliada,  Breno Antonio Sponchiado (autor), Maria Medianeira Padoin e Jorge Alberto Soares Cruz (organizadores), Editora UFSM

O livro tem por base narrativas e percepções das pesquisas realizadas pelo padre Luiz Sponchiado, e tem como pano de fundo a rememoração e o fortalecimento da identidade e da história vivida pelos povoadores da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Sul do Brasil.

“Máquinas de Fluido”, 4ª edição, Érico Antônio Lopes Henn, Editora UFSM

Este livro busca fornecer os princípios da teoria clássica sobre as máquinas de fluido e, dentro de um enfoque didático, facilitar o uso desses conhecimentos na prática do dia a dia do futuro profissional de engenharia.

“Juventudes rurais e desenvolvimento territorial” (e-book), Joel Orlando Bevilaqua Marin e José Marcos Froehlich (organizadores), Editora UFSM

Esta coletânea reúne 11 artigos, que tomam como objeto de estudo diferenciadas condições de participação social de jovens rurais em processos recorrentes em nome do desenvolvimento territorial.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47436

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes