Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais é lançada em Brasília

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, participou na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. O ato ocorreu no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, reunindo parlamentares, reitores e representantes de entidades educacionais.

Frente parlamentar lançada nesta quarta-feira (24) é composta por mais de 70 deputados e quatro senadores

Mais de 70 deputados federais e quatro senadores integram a frente, que é presidida pela deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa conta, ainda, com a coordenação colegiada dos deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA), Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

O reitor Paulo Burmann registrou a presença de um grupo expressivo de deputados gaúchos na ocasião. “Não é sempre que se consegue lançar uma frente com uma participação tão efetiva. Foi muito importante verificar o interesse de nossos parlamentares nesta ação, voltada a defender os interesses e os ideais da universidade pública”, comemora o dirigente da UFSM.

A frente tem como objetivos acompanhar as ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; dar celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentário que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às instituições de ensino superior (IES), promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as universidades federais; apresentar proposições junto ao Poder Legislativo da União, bem como valorizar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nessas universidades; e promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas universidades federais.

A cerimônia de lançamento da frente teve início com a exibição de um vídeo (disponível abaixo) produzido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, órgão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que destaca as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas IES públicas. Em seguida, a deputada Margarida Salomão falou sobre a importância da defesa das universidades, conclamando os parlamentares a participarem ativamente das reuniões da Câmara e do Senado que tratem de questões relativas ao ensino superior. Salomão também salientou a importância da atuação dos reitores, tanto nos atos em Brasília, quanto em suas regiões, buscando o apoio de representantes políticos e da sociedade civil.

Reunião no MEC – Ainda nesta quarta-feira (24) em Brasília, o reitor Paulo Burmann se reuniu com o secretário de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. O reitor apresentou pautas pontuais da UFSM e conversou com o secretário sobre o futuro do MEC e sua relação com as universidades federais. Burmann considerou a reunião bastante produtiva no sentido de alinhar alguns encaminhamentos em prol da UFSM.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor