Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup da Pulsar Incubadora desenvolve plataforma para recrutamento e seleção



A Nekto, startup da Pulsar (Incubadora da UFSM), desenvolveu uma plataforma com o objetivo de facilitar os processos de recrutamento e seleção. O aplicativo Nekto fornece a candidatos e empresas uma ferramenta intuitiva de compartilhamento de currículos e oportunidades de empregos. 

A startup é voltada para a área de gestão estratégica de pessoas, com foco em soluções tecnológicas para processos de recrutamento e seleção, e surgiu há três anos como um projeto de inovação da empresa de consultoria Intelectus. De acordo com Lidiane Bertê, CEO da startup, o projeto foi aprovado em 2016 no Edital de Inovação do Sebrae e desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. 

Frente à necessidade de reinvenção constante dos processos de gestão de pessoas, a equipe da startup tem desenvolvido desde então uma ferramenta que vá na contramão de sistemas fragmentados de recrutamento e que esteja de acordo com a linguagem e as demandas das novas gerações. O protótipo, criado em 2016, evoluiu para a plataforma Nekto, um MVP (Mínimo Produto Viável) em fase final de desenvolvimento dentro da startup. 

Como vai funcionar?

O objetivo do projeto da Nekto é alinhar as necessidades dos candidatos e das empresas. Assim, os candidatos poderão cadastrar seus currículos em uma plataforma semelhante a uma rede social, por meio do site e também por meio de um aplicativo.  A plataforma funcionará de maneira intuitiva, disponibilizando ferramentas como busca inteligente de vagas adequadas ao perfil, personalização do currículo,  feedback do desempenho das seleções e planejamento do próprio desenvolvimento a partir dos feedbacks que o candidato receber. Já pelo aplicativo, o usuário receberá notificações, sistema agenda de seleções e a possibilidade de gravar um vídeo de apresentação, que ficará disponível para análise dos recrutadores. 

Para as empresas, a plataforma traz como vantagens a gestão unificada das informações de todos os candidatos, a comunicação direta por mensagens, gestão de eventos de seleção, feedback facilitado e suporte técnico. Já para os processos de triagens, mecanismos de avaliação através de nota, pitchs de apresentação por vídeo e filtragem dos currículos de acordo com o interesse. 

A plataforma Nekto está em fase final de desenvolvimento, com previsão de lançamento ainda em abril. Como teste, a Nekto disponibilizará, inicialmente, a ferramenta dentro da UFSM, para professores e acadêmicos interessados em vagas de bolsas de pesquisa. Posteriormente, será utilizada como ferramenta de seleção dentro da Intelectus Consultoria e, por fim, o produto estará disponível no mercado para venda. 

Equipe

A Nekto tem como coordenador técnico do projeto o professor Alencar Machado, do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFSM, e conta com equipe que reúne profissionais de Gestão de Pessoas e de Tecnologia da Informação: Lidiane Bertê (CEO), os engenheiros da computação Pedro Henrique Korb e Felipe Berton, os mestrandos em Ciência da Computação Joedeson Fontana Júnior e Matheus Flores, e Josué de Freitas, estudante de Sistemas para Internet. 

Reportagem: Davi Pereira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47448

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes