Atividades vão marcar o Dia Internacional da Dança na segunda-feira (29)

O dia 29 de abril foi instituído como o Dia Mundial da Dança, em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Unesco. A escolha deste dia se deu por se tratar do dia do nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), bailarino e coreógrafo francês. No Brasil, esta data coincide e também é comemorada em função do aniversário da bailarina húngara radicada no Brasil Marika Gidali (1937), cofundadora do Ballet Stagium, em 1971, em São Paulo.

Para celebrar o Dia da Dança, os cursos de Dança-Bacharelado e Dança-Licenciatura da UFSM prepararam uma programação com apresentações em diferentes locais do campus sede da UFSM. O centro de Santa Maria também será contemplado: às 17h30, no Calçadão, haverá a performance “Minha resposta é” (programação completa no cartaz ao lado).

Mesas de debate sobre pesquisa e intercâmbio em dança, fragmentos de espetáculos, performances, trabalhos coreográficos de disciplinas dos cursos, de laboratórios de criação e projetos de extensão e filmes de dança farão parte da programação ao longo da segunda-feira (29).

Os cursos de Dança-Bacharelado (CAL) e Dança-Licenciatura (CEFD), criados na UFSM no ano de 2013, já formaram três turmas cada um, e foram recentemente reconhecidos pelo Ministério da Educação, ambos obtendo a nota 4 na avaliação realizada in loco.

Para o professor do curso de Dança-Licenciatura, Odailso Berté, celebrar o Dia Internacional da Dança é também uma ação política dos cursos, de visibilidade e consolidação do espaço da dança – a arte do corpo – dentro da Universidade, demarcando o lugar e a presença do corpo como produtor de conhecimento sensível e intelectual.