Agenda 2030 e ODS começam a ser debatidos com a comunidade acadêmica

Workshop apresentou os objetivos da Agenda 2030 e o alinhamento da UFSM às metas de desenvolvimento sustentável

Nesta sexta-feira(26) foi realizado o “I Workshop dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Integrar, Implementar e Incorporar os ODS nas Ações da Universidade”. O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Cuidados à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade, coordenado pela professora Cristiane Cardoso de Paula, em parceria com o professor Lucas Ávila, do campus de Palmeira das Missões.

O objetivo do workshop foi apresentar à comunidade acadêmica quais são os 17 objetivos propostos pelo protocolo Agenda 2030, acordado entre ONU e 193 países, reconhecendo a agenda como um plano de ações para as pessoas, planeta e prosperidade, tendo como grande desafio global a erradicação da pobreza. Junto a isso, buscou com que se reconheçam os projetos desenvolvidos na UFSM como parte dessa agenda sustentável.

De acordo com a professora Cristiane, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desafiam a sociedade a trabalhar de maneira articulada e integrada, e a UFSM já vem trabalhando com isso: “É preciso que os estudantes, docentes e gestores entendam qual o seu papel na resposta a esses objetivos, inclusive naquilo que já está sendo desenvolvido na instituição, para que todas as ações sejam fortalecidas”, destaca a professora.

Atualmente, há uma comissão na UFSM, articulada com a Pró-Reitoria de Extensão e liderada pelo Pró-Reitor Substituto de Extensão, Rudiney Pereira Soares, para fazer com que a universidade consiga atingir os 17 objetivos até 2030.

Texto e fotos: Andréa Ortiz, bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE