UFSM começa a se preparar para operação do Projeto Rondon

Na manhã desta sexta-feira (26) foi realizada a primeira reunião estratégica da equipe da UFSM que participará da Operação João de Barro do Projeto Rondon. A operação será realizada na cidade de Santa Rosa do Piauí (PI). Participaram do encontro os alunos rondonistas da universidade, orientados pelo coordenador geral da proposta, professor Gianfábio Pimentel Franco, do campus de Palmeira das Missões, e pela professora Silvana Bastos Cogo, do campus sede.

Equipe da UFSM participará de operação no interior do Piauí.

Durante o encontro, foram tratadas as diretrizes do projeto e o alinhamento do cronograma, que precisa ser seguido à risca. De acordo com Gianfábio, as oficinas que serão realizadas na cidade deverão estar planejadas até o dia 30 deste mês. “É preciso cumprir todas as etapas do cronograma, pois corre-se o risco de a equipe ser desligada do projeto”, explica.

O professor de Palmeira das Missões, que esteve recentemente em Santa Rosa do Piauí, compartilhou as impressões que teve do município e o que a comunidade espera dos rondonistas: “é uma realidade muito distinta da nossa, mas fiquei surpreso positivamente com a cidade. Tem boas escolas, boa infraestrutura, não falta água nem luz, o transporte público funciona, é uma cidade bem estruturada, com oito unidades de saúde. Todos são bem solícitos e dispostos. Por isso, estamos com bastante esperança de chegar lá e desenvolver aquilo que queremos levar de informações para a comunidade, a fim de melhorar a qualidade de vida e deixar uma marca positiva, tradição que a UFSM cultua. Quando se fala em Projeto Rondon, se fala daqui, porque é uma das precursoras”, comentou o professor.

Uma comitiva composta por oito alunos dos cursos de Enfermagem, Direito, Dança, Pedagogia e Educação Especial, além de dois professores – Gianfábio e Leonardo Jantsch – será responsável por realizar cerca de 54 oficinas na cidade de cerca de 5.100 habitantes. A equipe da universidade será responsável por desenvolver atividades nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. “Por exemplo, haverá oficinas de danças para portadores de necessidades especiais, como cadeirantes; cineclube; oficinas de direito do consumidor, gravidez na adolescência, exploração sexual, diabetes e hipertensão; oficinas de metodologias para professores; aulas de teatro. São trabalhos bem diversos para a área que fomos contemplados”, salienta Gianfábio. Assim, aos alunos, fica a incumbência de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável em regiões mais carentes.

A operação inicia no dia 12 de julho e estende-se até o dia 28, com a finalidade de atender regiões que apresentem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços.

A participação da UFSM no Projeto Rondon é organizada pela Coordenadoria de Ações Regionais e Sustentabilidade, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão.

Texto e foto: Andréa Ortis , bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE